Fernando Machado

As Certinhas do Lalau

Stanislaw Ponte Preta um poeta do deboche (Foto: Internet)

Com a mesma ansiedade que aguardava o Carnaval, o resultado do jogo do bicho e a final de um clássico no Maracanã, o carioca tentava descobrir quais “boazudas” seriam convocadas  para o time das Certinhas do Lalau. As eleitas eram premiadas com fotos individuais de corpo inteiro na primeira edição de Janeiro da revista Fatos & Fotos. Debochando dos colunistas sociais que anualmente publicavam listas das Mulheres mais bem vestidas, as mais elegantes, certo dia o  irreverente Stanislaw Ponte Preta – pseudônimo do jornalista, cronista e teatrólogo Sérgio Porto (1923/1968), sentenciou: “vestir com classe é fácil, o difícil é tirar a roupa com idem”.

A pernambucana Carmen Verônica (Foto: Internet)

Aí, criou a lista das Dez Mulheres mais bem Despidas, popularizada como As Certinhas do Lalau“. Beth Faria, Norma Benguell, Aizita Nascimento, Neide Aparecida, Irma Alvarez, Dorinha Durval, Maria Claudia, Alcione Mazzeo, Marlene Silva, Angelita Martinez, Anilza Leoni,  Nédia Montel, Sônia Dutra, Carla Miranda, Rose Rondelli, Zélia Hoffman, as Irmãs Marinho, Pochy Grey, Carmem Verônica, Íris Bruzzi, Virgínia Lane entre outras, figuraram no rol das mais bem despidas. O título era tão valorizado como o passe de jogador de seleção brasileira.

Anilza Leoni e Rose Rondelli (Fotos: Internet)

Garantia de contratos publicitários e trabalho na televisão, cinema, teatro, comerciais, viagens e até “fisgar” um ricaço garantindo seu  “pezinho de meia” e a aposentadoria dos sonhos de qualquer trabalhador. O concurso de beleza criado pelo compositor do antológico Samba do Crioulo Doido tinha a particularidade de ser o único evento do gênero no país, ou no mundo, em que só um jurado dava as cartas.

Wilza  Carla e Zélia Martins (Foto: Internet)

No caso, o próprio Stanislaw, embora ele jurasse “não ser  especialista na matéria”. Até 1968, ano de sua morte aos 45 anos, pelo seu olhar clínico foram selecionadas mais de uma centenas de beldades de “arrasar quarteirões” por onde passavam. Causaram muita insônia nos marmanjos em intermináveis noites de degustação das páginas em preto-e-branco da revista Fatos & Fotos com um apetite tão voraz e o gostinho de Quanto mais Certinhas, melhor!. (Texto do jornalista Muciolo Ferreira)

Angelita Martinez (Foto: Internet)

Gostou ?
Compartilhe !