Fernando Machado

Anália Peixoto: Cidadã de Pernambuco

O majestoso prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco  projetado pelo engenheiro José Tibúrcio Pereira de Magalhães, no estilo neoclássico e inspirado no Parlamento de Budapeste, na Hungria e no Capitólio de Washington. Foi inaugurado no dia primeiro de março de 1875. Também conhecido como Palácio Joaquim Nabuco, e o engraçado é que ele nunca esteve no prédio. Os primeiros presidentes foram Tomaz Antonio Maciel Monteiro (Século 18), Antonio Vicente Andrade Bezerra (Século 20) e Romário Dias (Século 21).

c-analia-peixoto-val-santana

Um respeito digno de elogios, o de Dona Analia Peixoto (Foto: Val Santana)

c-joao-coelho-isabel-daniel-coelho-rebeca

João e Isabel Coelho com o filho Daniel e a nora Rebeca (Foto: Fernando Machado)

Pois foi neste cenário deslumbrante que aconteceu a cerimônia de entrega do titulo de Cidadã de Pernambuco para dona Maria Anália Gomes Peixoto, por iniciativa do deputado Daniel Coelho, do PSDB. O plenário é muito bonito do teto cai um lustre de bronze com 640 pingentes de Cristais Bacarat do século XIX, adaptado para iluminação à querosene, à vela e finalmente à lâmpada. Quatro esculturas de mármore travertino (Justiça, Jurisprudência, Sabedoria e Eloquência) testemunharam tudo que aconteceu na sessão. Na entrada da Alepe dois leões de pedra das minas lioz de Portugal, saudam os convidados.

c-tinane-almeida-anete-cunha

Tinane Almeida e Anete Cunha à côté o leão de lioz (Foto: Fernando Machado)

c-georgia-ana-vieira-luiz-felipe-veira

Ana Vieira com os filhos Luiz Felipe, Geórgia e Renata (Foto: Fernando Machado)

Analia nasceu em Alagoas, no dia 9 de março de 1927, casou no dia 31 de dezembro de 1949 com Weston Carreiros Duarte, fundador da Weston Táxi Aéreo, em 1960. Em 1950 eles vieram morar no Recife. Dona Anália tem 11 filhos, 27 netos e 16 bisnetos. O cerimonial foi conduzido por Hildebrando Marques, convocou todos a ficarem de pé para ouvirem o Hino do Brasil. Um gesto que chamou atenção foi o de dona Anália que colocou a mão no coração durante toda execução do hino nacional.

c-jose-mauricio

O deputado José Mauricio (Foto: Fernando Machado)

c-maria-peixoto

A bonita Maria Peixoto (Foto: Fernando Machado)

Coube ao deputado José Maurício, do PP, presidir a solenidade. Falaram na ocasião, os deputados José Mauricio e Daniel Coelho, que conduziu a homenageada até a mesa de honra – onde ficaram sentadas Maria do Loreto, a futura Cidadã de Pernambuco, José Mauricio e João Coelho – e finalmente a filha Maria de Fátima Duarte Angeiras. Também tivemos a exibição de um vídeo sobre dona Anália, tendo como trilha sonora Madeira que Cupim não Rói, do mestre Capiba, Vassourinhas de Mathias da Rocha e Joana Baptista e encerrou com Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

c-analia-gomes-peixoto-filhos

Dona Anália Peixoto e os filhos (Foto: Fernando Machado)

c-clarice-cavalcanti-sandra-bastos

Clarice Cavalcanti e Sandra Bastos (Foto: Fernando Machado)

João Coelho entregou para dona Analia uma escultura de caboclo de lança, grifada por Sussula de Tracunhaém, e de Rebeca Coelho entregou um exemplar do livro Visões do Legislativo. E ao som do Hino de Pernambuco foi encerrada a bonita solenidade. Na área externa do Joaquim Nabuco dona Analia Peixoto recebeu os cumprimentos dos convidados que foram prestigiá-la.

Gostou ?
Compartilhe !