Fernando Machado

Alessandro: O Cidadão de Pernambuco

Muita gente que foi ontem até a Assembleia Legislativa para prestigiar a entrega do titulo de Cidadão de Pernambuco, ao baiano Alessandro Carvalho, não prestou atenção ao plenário deslumbrante onde do teto caia um lustre de bronze com 640 pingentes de cristais Bacarat do século XIX, adaptado para iluminação à querosene, à vela e finalmente à lâmpada. De quatro esculturas de mármore travertino (Justiça, Jurisprudência, Sabedoria e Eloquência) cujo autores são desconhecidos.

d-mesa

A mesa principal (Foto: Jarbas Araujo)

d-alessandro-carvalho-clodoaldo-magalhães

Alessandro Carvalho e Clodoaldo Magalhães (Foto: Fernando Machado)

O prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco, fica debruçado para o Rio Beberibe, cujo projeto é do engenheiro José Tibúrcio Pereira de Magalhães, no estilo neoclássico e inspirado no Parlamento de Budapeste, na Hungria e no Capitólio de Washington, (EUA) e inaugurado no dia 1º de março de 1875. Também conhecido como Palácio Joaquim Nabuco, e o engraçado é que ele nunca esteve no prédio. Todavia quando o Ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos Eliju Root esteve no Recife, em 1908, visitou o Palácio Joaquim Nabuco.

d-alessandro-ana-karla-gabriela-alice

Alessandro e Ana Karla com as filhas Gabriela e Alice (Foto: Fernando Machado)

d-cristiana-rodrigo-bastos

Cristiana e Rodrigo Bastos (Foto: Fernando Machado)

Root que foi o primeiro ministro das Relações Exteriores norte-americano a fazer uma viagem ao exterior, era amigo de Joaquim Nabuco, que foi Embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Os primeiros presidentes da casa foram Tomaz Antonio Maciel Monteiro (Século 18), Antonio Vicente Andrade Bezerra (Século 20) e Romário Dias (Século 21). Pois foi neste cenário onde se respira história que aconteceu a cerimônia de entrega do titulo de Cidadão de Pernambuco para Alessandro Carvalho, por iniciativa do deputado Clodoaldo Torres.

d-antonio-moraes-manoel-carneiro

O deputado Antônio Moraes e o delegado Manoel Carneiro (Foto: Fernando Machado)

d-fausto-freitas-tadeu-alenca

O desembargador Fausto Freitas e o deputado federal eleito Tadeu Alencar (Foto: Fernando Machado)

Na entrada da Alepe dois leões de pedra das minas lioz de Portugal, saudavam os convidados. Pela primeira vez o presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa presidiu uma solenidade de entrega de titulo, pelo menos nas várias vezes que fui, mas como está a polêmica de sua perpetuação no cargo, lá estava ele como deveria estar sempre. Alessandro Carvalho ingressou no plenário ao lado dos deputados Alberto Feitosa, Antonio Moraes, e Valdemar Borges. O novo Cidadão de Pernambuco que se tivesse nascido na Inglaterra seria Sir, estava muito elegante by Tommy Hilflger.

d-ana-karla-alessandro-carvalho-luiz-aureliano-cristianna2

Ana Karla e Alessandro Carvalho, Luís Aureliano e Cristianna (Foto: Fernando Machado)

d-janguie-diniz-alberto-feitosa

O reitor Janguiê Diniz e o deputado Alberto Feitosa (Foto: Fernando Machado)

O mestre de cerimônia foi Francklin Santos chamou os componentes da mesa de honra composta pelo representante do governo do Estado Rubem Junior, pelo desembargador Stenio Neiva Coelho, pelo comandante do Corpo de Bombeiro coronel Manoel Cunha; pelo chefe geral da Policia Civil delegado Oswaldo Morais, e pelo subcomandante da Policia Militar de Pernambuco, coronel Paulo Cabral. Guilherme Uchoa abriu os trabalhos convocando os convidados para ouvirem o Hino Nacional do Brasil, depois ele leu o currículo de Alessandro e na sequencia tivemos o discurso de saudação de Clodoaldo Magalhães, por sinal muito bonito.

d-francklyn-santos-clodoaldo-torres

O cerimonialista Francklin Santos e o deputado Clodoaldo Magalhães (Foto: Fernando Machado)

d-rubens-junior-ricardo-ferreira

Rubem Junior e o coronel Ricardo Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Depois ele entregou ao novo pernambucano o diploma, um caboclo de lança do artesão Sussula e um catalago com as peças da Alepe. A senhora Suely Moraes, esposa do deputado Antônio Moraes, entregou um ramalhete de flores para Ana Karla, mulher de Alessandro Carvalho. O cantor Luiz Duarte também prestou homenagem ao novo cidadão pernambucano, interpretando a música Petrolina-Juazeiro, de Jorge de Altinho. Alessandro ficou visivelmente emocionado, afinal de contas ele começou a amar Pernambuco, por Petrolina.

d-alessandro-guilherme-jarbas araujo

O prefeito de Ouricuri Antônio Rodrigues entregou um chapéu de couro para Alessandro e Guilherme Uchoa (Foto: Jarbas Araújo)

d-djalmo-leão-fred-amancio

Os secretários Djalmo Leão e Fred Amâncio (Foto: Fernando Machado)

Um momento dos mais esperados era o discurso do gentleman Alessandro Carvalho que estava recheado de pernambucanidade. Lembrou de Frei Caneca, Mauro Mota, Gilberto Freyre, Ariano Suassuna, entre outros. Pude sentir como ele tem um amor muito grande à sua família, citou as filhas Gabi e Alice, a esposa Ana Karla e a mãe Ana Catarina. Alessandro encerrou seu discurso, evocando o bairro onde mora, Casa Forte.

d-manoel-cunha-paulo-cabral

Os comandantes Manoel Cunha e Paulo Cabral (Foto: Fernando Machado)

d-servilho-paiva

O Secretário de Segurança do Ceará Servilho Paiva (Foto: Fernando Machado)

E disse um trecho da letra de Leão do Norte de Lenine: “Sou de Casa Forte / Sou de Pernambuco / Sou o Leão do Norte / Sou Macambira de Joaquim Cardoso / Banda de Pifo no meio do Carnaval / Na noite dos tambores silenciosos / Sou a calunga revelando o Carnaval / Sou a folia que desce lá de Olinda / O homem da meia-noite / Puxando esse cordão / Sou jangadeiro / Na festa de Jaboatão / Eu sou mameluco”.

d-josé-cavalcanti-neto

O secretário José Cavalcanti Neto (Foto: Fernando Machado)

d-estela-pereira

A chef Estela Pereira (Foto: Fernando Machado)

Depois foi servido um coquetel dos deuses, nos jardins da Alepe. O bufê foi assinado por Estela Pereira, do restaurante Sorbonne. E no cardápio folhados (bacalhau, presunto defumado, camarão e bacalhau), quiches (frango, queijo Brie, carne seca, queijo brancom geleia de damasco), como consomê de creme de aboboras com charque, creme de banana torrada com carne de sol, frango indiano com gengibre e gergelim preto, creme de bacalhau, além de cozinhas de galinhas.

Gostou ?
Compartilhe !