Fernando Machado

A vitória do artesanato pernambucano

a-pedro-ciro-de-andrade-lima-renata
Renata Campos ao lado do pai, Ciro de Andrade Lima e do filho-gato Pedro Henrique (Foto: Fernando Machado)

Cerca de mil pessoas, na grande maioria anônimas, humildes e apaixonadas pelas artes bateram o ponto, ontem no final da tarde no Marco Zero, para a inauguração do Centro de Artesanato de Pernambuco. O espaço faz parte do complexo do novo porto do Recife. O governador Eduardo Campos circulou na maior simplicidade, conversando com todos os que puxavam papo com ele.

a-marcos-loreto-eduardo-campos-tarcisio-regueira
Marcos Loreto, Eduardo Campos e Tarcisio (Bocão) Regueira (Foto: Fernando Machado)

O cerimonial começou com Kiril Muniz e terminou com o poeta popular Luiz Marinho. Falaram na ocasião o presidente da Diper, Marcio Stefanni, o secretário Fred Amancio, artesão Jota Borges, o prefeito João da Costa (um dos rostos mais felizes da festa e tinha razão para tal) prometeu inaugurar até o final do mandato o Paço do Frevo que fica também no arredores do CAPE e o governador Eduardo Campos.

a-tinane-almeida
Tinane Almeida e seu belo vestido do artesanato mineiro (Foto: Fernando Machado)

O speech do chefe do executivo pernambucano foi um poema aos artesãos e à primeira dama Renata Campos, sem dúvida foi a maior incentivadora do espaço, considerado o maior do segmento no Brasil, cuja área tem 2,5 mil m². Renata em grande tarde by Refazenda parecia que estava pisando nas estrelas. Afinal de contas estão expostas lá cerca de 20 mil peças de 500 artesões.

a-andre-correa
O presidente da Empetur, André Correia (Foto: Fernando Machado)

O prédio datado do inicio do século 20 e onde funcionava depósito de açúcar, foi repaginado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira. O xodó do Centro é o restaurante Boteco que fica debruçado sobre o Atlântico e possui uma vista cinematográfica de Olinda e Boa Viagem. O bistrô funciona diariamente, das 10h às 20h. Uma lua quarto crescente testemunhou todo o burburinho da vitoriosa solenidade.

a-ronan-drummond-jo-mazarollo
Ronan Drummond e Jô Mazarollo (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !