Fernando Machado

A última missa de Padre Cesar

No primeiro dia do ano aconteceu na Matriz de Nossa Senhora de Belém, na Estrada de Belém, onde foi administrador por seis anos, a última missa do padre Augusto César Figueiroa de Arruda. Padre César, o Muso da Arquidiocese de Olinda e Recife, vai estudar Direito Canônico, no Rio de Janeiro, onde ficará dois anos. Ele vai atuar na Paróquia de Nossa Senhora da Cabeça, no bairro da Penha.


O Padre Augusto Cesar no altar (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia foi muito bonita e entremeada de saudades e muito chororô, a final de contas Padre César revolucionou o templo fazendo uma repaginação de se ficar de joelho de bonita. No altar mor temos três obras, duas bíblicas e outra de Nossa Senhora de Belém, grifadas pelo artista plástico Alexandre Magno de Oliveira. São lindas, e bota lindeza nisso.


Uma vista do altar mor do coro (Foto: Fernando Machado)

A Matriz de Belém foi criada em outubro de 1911 e a atual igreja foi inaugurada no dia 24 de junho de 1927. O primeiro pároco foi Dom Ricardo Ramos de Castro Vilela, por sinal o primeiro bispo de Nazaré da Mata. Foi Dom Ricardo quem celebrou a primeira Missa do Galo na frente do QG da PMPE.


Os padres no altar mor (Foto: Raphaela França)

A Missa foi presidida por Padre Cesar e concelebrada pelos padres Josias, Marcelo, Claudionor e Adriano Chagas, teve como comentarista Joel Peregrino. As leituras foram com Lucia de Fátima Silva e Hélia Taborda. O salmo foi proclamado por Veralucia Melo. O Evangelho foi cantado pelo Padre Marcelo e a homilia do Padre Joasias, que não poupou elogios para o padre César.


Os integrantes do Ministério Musical, à frente Vera Viana (Foto: Fernando Machado)

Também tivemos a saudação de Cesar Augusto Figueiredo dedicada ao sacerdote. O ministério musical foi com um coral de 10 vozes. Um tecladista David Gomes e um violonista Patrício Arruda, tudo sob o comando de Vera Viana. No final da missa o grupo cantou uma canção composta por Patrício em homenagem ao Padre Cesar, que estava visivelmente emocionado.

Gostou ?
Compartilhe !