Fernando Machado

A Sagração de Dom Magnus

Sexta-feira no céu uma lua quarto crescente brilhava mais do que nas outras noites. Na terra todos os caminhos levavam para a Igreja Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, no centro de Natal, no Rio Grande do Norte. E todos tinham motivo de sobra para tal. Era que Dom Frei Magnus Henrique Lopes seria sagrado Bispo de Salgueiro, em Pernambuco.

m-bispos-frankie-marconi1
Arcebispos e bispos posicionados para a cerimônia (Foto: Frankie Marcone)

A cerimônia foi linda, com muita pompa e circunstância. A Ordenação Episcopal começou exatamente na hora do Angelus quando os três sinos da Catedral tocaram. Senti uma emoção muito forte quando pela nave central surgiram Dom Luiz Gonzaga Pepeu, Dom Magnus Henrique e Dom Paulo Cardoso, ao som do Bom Pastor. E os fiéis foram ao delírio. Foi lindo demais.

m-chico-magnus-gislon-frankie-marconi
Freis Sonival, Francisco Barreto, Magnus Henrique e José Gislon (Foto: Frankie Marcone)

No altar repousavam as imagens de Nossa Senhora da Apresentação e a de São Francisco. A da padroeira foi encontrada por um grupo de pescadores no Rio Potengi, no dia 21 de novembro de 1753, dentro de uma caixa com os dizeres: “Onde essa imagem chegar nenhuma desgraça acontecerá.” A Matriz foi consagrada no dia 13 de outubro de 1991, pelo Papa João Paulo II, durante o encerramento do Congresso Eucarístico Nacional.

m-dom-magnus-frankie-marconi
Dom Frei Magnus Henrique quando falava para os fiéis (Foto: Frankie Marcone)

E a de São Francisco foi destaque diante do Menorah. A imagem atualmente pertence à Paróquia do Bom Pastor. Antes era do Leprosário São Francisco de Natal., que faz muitos anos que fechou as portas. Do teto caia uma hóstia vazada e nas laterais encravados de símbolos litúrgicos. E de dentro dela caia um crucifixo. O projeto da Catedral é do arquiteto Marcone Grewi e o projeto litúrgico concebido por Claudio Pastro.

m-magnus-franki-marconi
Dom Frei Magnus Henrique e seu Baculo from Italy (Foto: Frankie Marcon)

Nossa Senhora da Apresentação acolheu na sua casa cerca de cinco mil fieis, vindos de várias partes do Nordeste, como Maceió, Natal, Recife, Salgueiro e os conterrâneos de Dom Magnus, de Açu. O evento demorou mais de quatro horas e apesar do cansaço ninguém se retirou da Catedral. O ministério musical foi da Veni Creator, composta de 10 pessoas, entre cantores e músicos.

Gostou ?
Compartilhe !