Fernando Machado

A Paz de A Casa Onde Moro

Quem passasse em frente da Academia Pernambucana de Letras não imaginava que no seu auditório iria acontecer um evento onde a paz, a fé, o amor e a caridade tinham um brilho eterno, pois as suas luzes estavam apagadas. Com aquela simplicidade de sempre Padre Airton chegou ao local e ao entrar no auditório Mauro Mota curvou-se para reverenciar Padre Edwaldo Gomes, de Casa Forte.

pa-padre-airton-wanessa-andrade-sergio-mota
Padre Airton Freire e a jornalista Wanessa Andrade (Foto: Sérgio Mota)

A bonita jornalista Wanessa Andrade, da TV Globo, foi a hostess da noite. Falou sobre o objetivo do encontro, avisou sobre o filme que iria contar muita coisa da Fundação Terra e depois convocou os membros para a mesa principal. Nela ficaram Padre Airton, a escritora Marly Mota, Padre Edwaldo Gomes, jornalista Jô Mazzarolo, o deputado Clodoaldo Magalhães, o Juiz José Targino e este colunista.

pa-sergio-flavia-mota
O coordenador do evento, Sérgio Mota e sua Flávia (Foto: Fernando Machado)

A saudação foi de Marly Mota, muito elegante de preto, arrasou na seu speech. Depois foi a vez do Padre Airton, que preferiu ler um pequeno trecho do livro, ilustrando com passagens que fizeram sua vida ser um sinônimo de inclusão social e espiritual. Ele passeou de mãos dadas com as verdadeiras tradições da Igreja Católica e como a tônica da cerimônia era fé, esperança e caridade o criador da Fundação Terra, conseguiu transportar o público até Arcoverde sede da entidade.

pa-marly-mota-anunciada-porto1
A acadêmica Marly Mota e a primeira dama da APL, Anunciada Porto (Foto: Fernando Machado)

O livro, em português, inglês, francês e alemão, é sensacional. Cita São João (“Na Casa de meu Pai são muitas as moradas”), entre tantas passagens pincei esta “Parca, mas não falta. Em tudo, há de ser Deus Louvado, e a nós, servos, não convém senão “fazer em tudo Sua vontade!. É inicio de ano e de caminhada.” O livro é ilustrado com fotos da Casa de Retiros.

pa-clodoaldo-magalhaes-naldo-joao-marcelo-sampaio
O deputado Clodoaldo Magalhães ao lado do jornalista Inaldo Sampaio e seu filho João Marcelo (Foto: Fernando Machado)

O trabalho de Padre Airton Freire na Fundação Terra é de se tirar o chapéu. Ela surgiu oficialmente no dia 8 de setembro de 1984, na comunidade conhecida como Rua do Lixo e que fica nos arredores do recém desativado deposito de resíduos sólidos, Lixão, da cidade de Arcoverde. Atualmente o local é a Meca da Educação de crianças e adultos, da Saúde e da Moradia. Sem dúvida, um projeto de grande alcance social.

pa-flavia-djlama-godoy
Os médicos Flávia e Djalma Godoy voluntários da Fundação Terra

Na área de Educação existe a Escola Pax Christi Schola, a creche e vários cursos profissionalizantes. Não esquecer o lar para acolher idosos, o Domus Christi e o posto de saúde batizado de Padre Rogério Ruvoletto (Mártir). Mais informações acesse o site: www.fundacaoterra.org.br.

Gostou ?
Compartilhe !