Fernando Machado

A nova coleção de Pierre Balmain

O que Pierre Balmain fez há 75 anos, após o incrível triunfo de sua primeira apresentação de alta-costura? Ele fez as malas e começou a viajar… Voou para a América, seguindo as dicas de sua amiga Gertrude Stein, para atuar como embaixador itinerante de sua própria marca, cruzando os Estados Unidos para dar palestras sobre a cultura francesa e sobre o seu “saber viver”. Pierre Balmain também saltou através do canal, transportando a nova versão feminina da alta-costura para Londres.

Os looks masculino e feminino de Pierre Balmain (Foto: Divulgção)

Seis anos após a guerra encerrou todas as importações da moda parisiense. E, após 8 dias de uma série de voos por meio mundo, pousou na Austrália, trazendo notícias de seu Novo Estilo Francês (e, claro, certificando-se de incluir uma visita ao Subúrbio de Balmain em Sydney). Agora, pós-2020, é muito mais fácil apreciarmos o quão empolgantes essas viagens devem ter sido para Pierre Balmain. A apresentação de Outono Inverno da Balmain trouxe coleções masculinas e femininas que canalizam essa sensação incrível de liberdade.

Mais dois looks de Balmain (Fotos: Divulgação)

Lembrar-nos do poder que as viagens possuem em abrir mentes, animar espíritos e reunir aqueles que foram mantidos separados, pois todos nós esperamos pelos dias melhores que logo chegarão. Muitos dos designs são sobre a beleza encontrada nos uniformes dos primeiros pilotos e astronautas, como os vestidos de paraquedas, botas de voo com cordões, jaquetas bomber e macacões cintilantes. Uma peça particularmente notável, com mais de 68 mil cristais Swarovski reciclados, reflete o cuidado que nosso ateliê possui em trazer ousadia às inspirações de aviador.

Finalmente mais dois looks de Pierre Balmain (Fotos: Divulgação)

Valentin Petit e sua equipe foram responsáveis pelo vídeo, gravado dentro dos hangares da Air France, onde os conhecimentos aeronáuticos e tecnológicos tornam possível um belo voo – assim como as habilidades de nosso ateliê parisiense permitem que as passarelas de Balmain aconteçam. Muitos dos bordados de nossos artesãos foram inspirados pela construção e mecânica dos aviões e motores, que desempenham papéis importantes no filme de hoje. Essa linha, inspirada pelo design de Pierre Balmain do início dos anos 70, remete as silhuetas femininas nas quais nosso fundador apostou. Assim como ele, vários outros jovens talentos foram responsáveis pelo renascimento histórico da moda em Paris no pós-guerra.

Gostou ?
Compartilhe !