Fernando Machado

A Noite dos Blocos e do Edgard Moraes


Valéria Moraes com dois bisnetos de Edgard Moraes: Marcos César Filho e Igor Catão (Foto: Fernando Machado)

Com o céu de brigadeiro e uma lua nova deslumbrante aconteceu quinta-feira, no Pátio de São Pedro, a comemoração do Dia do Frevo de Bloco. A festa começou às 19h e terminou às 21h. Apesar de o evento ter sido uma realização da Prefeitura do Recife, com o Coral Edgard Moraes, ninguém do alto escalão da prefeitura pintou por lá. Nem mesmo o secretário de Cultura.


O animador cultural Sérgio Gusmão (Foto: Fernando Machado)

Também não fez falta, afinal de contas eles não gostam de frevo e sim de cantores do sul maravilha não sabe o que perderam. Esperamos que o próximo prefeito Geraldo Julio seja mais sensível à nossa cultura. O mestre de cerimônias foi o competente Sérgio Gusmão que deu aquele show de narração.


Um pouco do Pátio de São Pedro (Foto: Sérgio Gusmão)

O Coral Edgard Moraes e sua e sua Orquestra de Pau e Cordas dirigida pelo Maestro Marco César, comemorando 25 anos de Frevo de Bloco e lançou seu novo CD, Cantos & Encantos, que está um primor. Nele temos 16 faixas, cada uma mais bonita do que a outra. Cerca de dois mil seguidores estavam no Pátio de São Pedro aplaudindo e vendo os blocos líricos evoluírem.


A cantora Dalva Torres e o Maestro tricolor Edson Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

Do Frevo Chorado de Getúlio Cavalcanti pincei esse trecho: “Não repare a tristeza / Nesse frevo chorado / Nosso brilho encantado / Não pode reluzir / Foram cordas partidas / Pelas mãos do infinito / Bila, dá um abraço no Dega / O teu bloco não nega / Que é preciso cantar / Onde houver a certeza / De que somos pastores / Evocando valores / E esquecer-se de chorar.”


O Maestro Ademir Araújo e o compositor Luiz Guimarães (Foto: Fernando Machado)

De acordo com Valeria Moraes, produtora do evento e integrante do Coral Edgard Moraes, a festa acaba sendo uma confraternização entre os carnavalescos e brincantes. E ela tinha razão virou um grande encontro de Blocos Líricos, com cerca de 30 agremiações. O evento é ponto de encontro de músicos, compositores, maestros, carnavalescos e apaixonados por este gênero que vem crescendo a cada ano na nossa cidade e estado.


Quanto mais perseguidores melhor (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !