Fernando Machado

A Galeria da Fama do Santa Cruz

d-joão-caxeiro

João Caixero diante de seu sonho como tricolor (Foto: Fernando Machado)

Como todos os tricolores sabem foi na Igreja Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra, mais conhecida como de Santa Cruz, que no dia José Luiz Vieira, Abelardo Costa, Augusto Ramos, Quintino Paes Barreto, Augusto Câmara, Luiz Barbalho Uchoa Cavalcanti, Orlando Santos, José Glycerio Bonfim, Oswaldo Ramos e Alexandre Carvalho, fundaram o time das multidões.

d-constino-junior-jose-sirio-alcantara-rodolfo-aguiar-silvio-ferreira-joão-caxeiro-alirio-moraes-aprigio-carvalho

Constantino Junior, José Sirio cantara, Rodolfo Aguiar, Silvio Ferreira, João Caixero, Alirio Moraes e Aprigio Carvalho (Foto: Fernando Machado)

d-anchieta-dantas-james-thorp-neto-jame-thorp-filho-constantino-junior

Anchieta Dantas, James Thorp Neto, James Thorp Filho e Constantino Júnior (Foto: Fernando Machado)

d-diogene-moraes-diogo-dayse-diogenes-junior-dhebora-diogenes-moraes-neto

Diógenes Moraes com os netos, filho e nora, Diogo, Dayse, Diógenes, Dhebora e Diogenes Neto (Foto: Fernando Machado)

Pois bem, sexta-feira, tivemos uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Santa Cruz leia-se o presidente Silvio Ferreira, para o lançamento do selo comemorativo dos centenário do Santinha, entrega de Diplomas Conselheiros do Centenário e também inaugurar a Galeria da Fama do Santa Cruz. Não tinha muito torcedor para testemunhar o evento, mas o pouco que tinha foi bastante para a cantar Santa Cruz junta mais essa vitória, do grande compositor tricolor Capiba.

d-william-ribeiro

 

Pampa e Williams Ribeiro que foi atleta do futebol de salão (Foto: Fernando Machado)

d-silvio-andrade-lima-joao-caxeiro

Silvio Andrade Lima e João Caixero (Foto: Fernando Machado)

d-basquete-cristina-pampa

Na Galeria Cristina do Basquete e Pampa do Volei (Foto: Fernando Machado)

Tudo aconteceu no auditório Aristófanes de Andrade. Na mesa principal ficaram Silvio Ferreira, João Caixero, Rodolfo Aguiar, Aprígio Carvalho, José Sírio Alcântara, Constantino Junior, Alírio Moraes e eu. Primeiro o host José do Carmo (Marinho) convidou o representante dos Correios, José Sírio, para comandar a cerimônia do lançamento do selo. Depois cada um de nós o carimbamos. É bom lembrar que o primeiro selo lançado no mundo foi o Penny Black, em 1840 na Inglaterra, e o primeiro no Brasil, no dia 1 de agosto de 1843, foi Olho de Boi.

d-birigui-caça-rato-luciano-velozo

Na Galeria Birigui, Caça Rato e Luciano Velozo (Foto: Fernando Machado)

d-denis-marques-nunes-washington

Denis Marques, Nunes e Washington (Foto: Fernando Machado)

d-fernando-santana-erandir-mancuso

Fernando Santana, Erandi e Mancuso (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia foram distribuídos diplomas de conselheiros do centenário e a fala do futuro presidente Alirio Moraes, apesar das eleições acontecerem no dia 5 de dezembro, não haverá chapa de oposição. Todos se uniram em prol do fortalecimento do Santa Cruz. O atual Antonio Luiz Neto, por motivos de doença não pode comparecer. Gostei muito da fala de Alirio. Lembrou que antes de aceitar o desafio foi pedir o consentimento de sua mãe, Dona Dadá. E claro que ela não podia dizer, não.

d-givanildo-rivaldo-ricardo-rocha

Givanildo, Rivaldo e Ricardo Rocha (Foto: Fernando Machado)

d-ilo-just

Também na galeria o goleiro Ilo Just (Foto: Fernando Machado)

d-mancuso-joazinho-luiz-neto

Mancuso, Joãzinho e Luiz Neto (Foto: Fernando Machado)

Seu, pai, Alirio Moraes, era torcedor do Santa Cruz, coisa de DNA, pois seu pai, portanto o avô do novo presidente foi jogador do Santa Cruz. Alirio não esqueceu de lembrar o nome do ex presidente James Thorp, e o público aplaudiu delirantemente. Dá para notar que James é ainda muito querido entre os tricolores. Seus netos James e Anchieta vão atuar na diretoria de Alírio Moraes.

d-moises-rui-cristovão

Moises, Rui e Cristóvão do Basquete (Foto: Fernando Machado)

d-nivaldo-henagio-thiago-cardoso

Nivaldo , Henágio e Thiago Cardoso (Foto: Fernando Machado)

d-pedrinho

Na galeria Pedrinho (Foto: Fernando Machado)

Também falaram na ocasião Silvio Ferreira e o grande sonhador e idealizador da galeria, o João Caixero. Claro que ela não está concluída, pois faltam fotos de muitos atletas que fizeram história no time do Arruda. A galeria que tem a grife do arquiteto Silvio Andrade Lima está irrepreensível, fica localizada sob o salão social e diante da piscina, onde a cada vitória os torcedores caem nela.  E concluímos lembrando: Sou Santa Cruz de corpo e alma, apesar desse timinho que temos.

d-zequinha

E finalizo com o grande Zequinha (Foto: Fernando Machado)

 

Gostou ?
Compartilhe !