Fernando Machado

A arte de fios de linho

Vladimir Denshchikov é um artista da Ucrânia, que cria ícones religiosos utilizando fios de linho. Milhões de nós são feitos manualmente pelo artista durante meses. Ele utiliza esta técnica há mais de 30 anos e leva entre 3 e 9 meses para criar um ícone. Vladimir nasceu no dia 1 de julho de 1952, em Kiev, e graduou-se pela Universidade de Kiev.

vladimir-denshchikov

Vladimir Denshchikov c seu lindo trabalho (Foto: Divulgação)

No teatro tornou-se  ator. Trilhou seu caminho até chegar a ser diretor artístico do Simferopol Crimea Maxim Gorky Academic Drama Theater e, desde 2007, vem ensinando a atuar e a dirigir no Instituto Simferopol da Cultura. Mas este artista ucraniano é conhecido principalmente por seu hobby único – fazer ícones religiosos detalhados, com fios de linho, usando uma técnica chamada “macramé”.

vladimir-denshchikov1

Os santos by Vladimir Denschikov

Somente os rostos e mãos dos santos são pintados sobre tela, tudo o resto é feito de milhões de nós de linho. O artista não utiliza agulhas para fazer os nós e todos os detalhes são feitos à mão. O material utilizado para estas obras incríveis é criado pelo próprio artista. Ele pega um pedaço de pano de linho puro (um tecido associado com a Fé Ortodoxa), molha-o em água e faz uma corda de cada vez.

vladimir-denshchikov2

Quanto mais Vladimir Denschikov, melhor!

Gostou ?
Compartilhe !