Fernando Machado

7ª Região Militar tem novo Comandante

w-marcio-heise-arthur-costa-moura-jose-luiz-jaborandy

Os generais Heisi, Moura e Jaborandy (Foto: Fernando Machado)

No pátio externo do Quartel General da 7ª Região Militar, na Várzea, aconteceu terça-feira, pela manhã, a passagem de comando da 7ª Região Militar. Criada pelo presidente Wenceslau Braz, no dia 23 de fevereiro de 1915, somente em 1916, começou a funcionar no Recife, na Rua do Príncipe, como 6ª Região Militar. Seu primeiro comandante foi o general de brigada Joaquim Inácio Baptista Cardoso (29.06.1916/06.12.1919).

w-josé-luiz-jaborandy-ana-lucia

General Jaborandy e sua Ana Lucia (Foto: Fernando Machado)

w-fátima-marcio-heise

Maria de Fátima e o general Heisi (Foto: Fernando Machado)

O atual local é um verdadeiro santuário verde oliva. A cerimônia que foi linda remetia uma sinfonia entre o calor e chuviscos. As bandeiras dos grupamentos e dos estados que abrangem a Região Matias de Albuquerque, que estavam hasteadas, faziam um contraponto com as centenárias palmeiras imperiais que repousam nos arredores, davam um toque especial à cerimônia. A solenidade contou com pelotões, cerca de 280 homens, perfilados dando muita pompa e circunstancia.

w-monica-antonio-eudes-lima-da-silva

Mônica e o general Eudes (Foto: Fernando Machado)

w-desfile4

O desfile do pelotão das bandeiras históricas (Foto: Fernando Machado)

Tudo começou quando o comandante da tropa Coronel Ramiro, Chefe do Estado-Maior da 7a Região Militar, apresentou a tropa para as autoridades. Na seqüência a banda do Comando Militar do Nordeste, executou o Hino do Brasil, de Joaquim Osório Duque de Estrada e de Francisco Manuel da Silva e acompanhado por um coral de 500 vozes. Os mestres de cerimônias foram os Majores Luiz Mendonça e André Mendonça. Depois foi lida a exoneração do atual comandante General Márcio Roland Heise.

w-glaucia-nilson-ananias

Gláucia e o general Nilson Ananias (Foto: Fernando Machado)

w-geraldo-gomes-de-mattos-filho-sandra

General Geraldo Gomes de Mattos Filho à côté Sandra (Foto: Fernando Machado)

E em seguida tivemos as suas palavras de despedidas e por sinal muito bonita e com toque de poesia e amor à família e ao Exercito brasileiro. Depois o comandante do CMNE, general Arthur Costa Moura faz um discurso enaltecendo a figura do general Heise. Também foi lida a nomeação do novo comandante, general José Luiz Jaborandy Rodrigues, e feita à leitura do seu Curriculum Vitae. Agora acontece o ponto alto da solenidade.

w-simone-ronan-drummond-ribeiro

Simone e Ronan Drummond Ribeiro (Foto: Fernando Machado)

w-tres-generais

Generais Moura, Heisi e Jaborandy sob os supedâneos (Foto: Fernando Machado)

Quando o comandante do CMNE, general Arthur Costa Moura, o general Jaborandy e o general Heise sobem aos supedâneos, para a transmissão do cargo. Depois disso a Banda rufou os tambores para o inicio do desfile da tropa ao som do Hino a Guararapes, do coronel William da Rocha e William Simão da Rocha e da canção Fibra de Heróis, de autoria Teófilo de Barros Filho em continência ao comandante. E assim estava encerrada a passagem de comando da Região Matias de Albuquerque.

w-maria-silvia-laurindo-arthur-costa-moura

A diplomata Maria Silvia Laurindo e o general Moura (Foto: Fernando Machado)

w-luciana-ana-lucia-jaborandy

Luciana e sua mãe, Ana Lucia Jaborandy (Foto: Fernando Machado)

A tropa estava assim constituída a banda de Musica do Comando Militar do Nordeste, sob a regência do 1º Tenente Aldair; Comandante da Tropa Coronel Ramiro, o Estado-Maior composto por Oficias do Comando da 7ª RM; Guarda Bandeira, composta pela Bandeira Nacional e pelo Estandarte Histórico da 7ª RM; Grupamento de Bandeiras Históricas; Grupamento de Insígnias das Organizações Militares subordinadas à 7ª RM; Guarda de Honra, constituída pela 2ª Companhia de Guardas, à frente o Capitão Luiz.

w-fernando-lais-costa

Fernando e Laís Costa (Foto: Fernando Machado)

w-samantha-gutenberg-mayra

Samantha Gutemberg e  a capitã Mayra Azevedo (Foto: Fernando Machado)

Ainda o Grupamento constituído pela Companhia de Comando da 7ª RM, comandado pelo 1º Tenente Ewerton; Grupamento do Parque Regional de Manutenção da 7ª RM, comandado pelo Capitão Cleiton e o Grupamento do 7º Deposito de Suprimentos sob o comando do 2º Tenente Henrique. Encerrada a solenidade, o General Jaborandy agradeceu as autoridades e convidados e os convidou para um happy hour no Refeitório do Quartel General.

w-sandra-gomes-de-mattos-ana-lucia-jaborandy-zenyr-ferreira

As senhoras Sandra Gomes de Mattos, Ana Lucia Jaborandy e Zenyr Ferreira (Foto: Fernando Machado)

w-cinthia-miranda-silvandro-figueiredo-suzana-meira

Cinthia Miranda, Silvandro Figueiredo e Suzana Meira (Foto: Fernando Machado)

O bufê assinado pelos Tenentes Silvandro Figueiredo e Suzana Meira, além da sargento Cinthia Miranda, estava de se comer rezando para Santo Antônio. No cardápio destacamos filé ao molho madeira com cogumelos, arroz branco, batata palha, salada de folhas nobres, quiches (camarão, alho poró, e Lorraine), soufflé de bacalhau, coxinha de galinha e bolinhos de queijo.

w-pelotão

Parte da tropa pronta para o desfile de encerramento (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !