Fernando Machado

Réquiem para Emília Correia Lima

Emília em traje de noite e de banho (Fotos: O Cruzeiro)

Emília Barreto Corrêa Lima nasceu em Sobral, Ceará, no dia 10 de abril de 1934 e faleceu ontem no Rio de Janeiro, era viúva do major do Exercito e engenheiro pernambucano Wilson Santa Cruz Caldas. No dia 25 de junho de 1955 foi eleita Miss Brasil de 1955, realizado no Hotel Quitandinha em Petrópolis, no Rio de Janeiro, sendo coroada pela Miss Brasil de 1954, a baiana Martha Rocha.

Ingrid Schmidt, Anette Stone, Martha Rocha, Emilia Correa Lima, Ethel Chiaroni e Gilda Medeiros (Foto: O Cruzeiro)

Participou do Miss Universo de 1955, que aconteceu em Long Beach, no dia 22 de julho, e teve como vencedora a sueca Hillevi Rombin (1933/1996) e ficando no TOP 15. Emilia foi um das misses Brasil mais discretas, vivia para a família. Tinha o costume de comparecer apenas a festas de beneficência, recusando-se a cobrar pela presença. Colaborou muito com a obra de Eunice Weaver que cuidava com os portadores do Mal de Hansen.

Desfilando em Long Beach (Foto: O Cruzeiro)

Em 25 de agosto de 1955, Emilia Corrêa Lima veio ao Recife para ser madrinha da turma de Aspirantes do CPOR. O primeiro lugar foi o aspirante Edgar Thomas Teixeira. Casou-se em 15 de agosto de 1956, com o pernambucano Wilson de Santa Cruz Caldas, na Matriz do Sagrado Coração, em Fortaleza, no Ceará. Teve três filhos: NélsonMarília e Emilinha. Era avó materna do ator Eduardo Caldas, filho de Amelinha e Robertinho do Recife.

Emilia Correa Lima no Top 15 do Miss Universo (Foto: O Cruzeiro)

Quando veio morar no Rio de Janeiro, Emília Correa Lima de Santa Cruz Caldas construiu duas creches em duas comunidades cariocas: Andorinha, na Restinga, e Pequena Obra do Presépio, no Cantagalo. Não esquecer que ela era professora na sua cidade natal, e foi homenageada com um poema por Rachel de Queiroz. Entre outras coisas escreveu a escritora cearense: “Se na América não lhe derem o título máximo, é porque os cegos são eles”.

Emília e Wilson Santa Cruz Caldas na noite do sim (Foto: O Cruzeiro)

Gostou ?
Compartilhe !