Fernando Machado

Blog

Nos Bastidores da Política

Doutorando em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas, o biólogo Ítalo Esposti Poly da Silva, bolsista CAPES, participou no desenvolvimento e produção das enzimas-chave usadas em análise de saliva para detectar a Covid-19 no corpo humano. A técnica, denominada de RT-LAMP, é mais barata e mais rápida que o método mais comum usado atualmente. O trabalho contribuirá, de forma significativa, para que o Brasil deixe de ser importador de insumos e se torne produtor deste tipo de testes.

Um estudo avaliou dados de mais de 178 mil pacientes, sendo 33 mil com diagnóstico confirmado de Covid-19, para determinar a relação da idade, sexo e inflamação com os quadros mais graves da doença, através de análise laboratorial. O pesquisador da Fiocruz Bahia, Bruno Bezerril, participou do grupo que realizou o estudo, formado por especialistas de diversas instituições nacionais e internacionais.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou lei que estende o prazo de validade de pedidos médicos para exames de pré-natal e de acompanhamento do estado puerperal e trata do acesso facilitado a cuidados intensivos e à internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para mulheres grávidas e puérperas enquanto perdurar a crise da Covid-19.

O investimento em infraestrutura e no setor de transportes são estratégicos na recuperação do país por sua capacidade de aumentar a eficiência e diminuir custos logísticos, afirmou quarta-feira o secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa. “Talvez a infraestrutura, o setor de transportes, seja a grande mola propulsora neste novo momento que se avizinha, no qual estamos batalhando contra os efeitos da pandemia. Investir em infraestrutura é aumentar a eficiência do país, o que, consequentemente, vai reduzir os custos do transporte no país”, disse, ao participar da abertura do 3º Fórum CNT de Debates.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.