Fernando Machado

Yolanda: Miss Pernambuco de 1930

Há 85 anos, na tarde domingo, acontecia no Clube Internacional do Recife a escolha da Miss Pernambuco de 1930. Na frente, do clube, um grupo de guardas-civis em traje de gala, entre as Ruas da Aurora e Riachuelo, fazia o isolamento para entrada das candidatas e convidados. Havia muita gente nos arredores, o famoso sereno, para não queria perder nada do que iria acontecer no Internacional. O segundo concurso de Miss Pernambuco, foi promovido pela Diário da Manhã, leia-se Carlos de Lima Cavalcanti.

pe-juri

As vencedoras ao lado do juri e convidados (Foto: Diário da Manhã)

Inscreveram-se no Miss Pernambuco de 1930, 86 candidatas, todavia apenas 10 ficaram para a final. Foram elas Glauce Pinto (Miss Boa Vista), Neñita Argo Alarcon (Miss Santo Amaro), Nininha Menezes (Miss Madalena), Yolanda Gama (Miss Soledade), Eleonora Pessoa (Miss Areias), Helena Castro (Miss Jaboatão), Maria José Nunes de Souza (Miss Recife), Maria Eulina Regueira (Miss Beberibe), Yolanda Santos (Miss Olinda) e Lulu Faneca (Miss Apipucos).

pe-connie-braz-da-cunha

Connie Braz da Cunha Miss Pernambuco de 1929 (Foto: Diário da Manhã)

A comissão julgadora foi presidida pelo jornalista Mário Mélo (Jornal Pequeno), o comerciante Luiz Cedro, os artistas plásticos Mário Tullio, Mário Nunes, Murilo Lagreca e Bibiano Silva, o secretario Heitor Maia Filho, Miss Pernambuco de 1929 Connie Braz da Cunha, os jornalistas Jarbas Peixoto (Diário da Manhã), José Campelo (Diário da Tarde), Willy Lewin (Prá Você), Caio Pereira (Jornal do Commercio), Salvador Nigro (Diário de Pernambuco), Jayme Santos (A Provincia), Alfredo Porto Silveira (A Pilhéria) e Carlos Rios (A Notícia).

pe-yolanda-santos

Yolanda Santos Miss Pernambuco de 1930 (Foto: Diário da Manhã)

A plateia muito bem vestida, estava impaciente, pois já era 15h30 e a comissão julgadora não tinha divulgado o resultado, o juri e as misses estavam reunidos na sala da presidência. Finalmente desceram os jurados e as misses. Coube ao presidente da comissão julgador Mário Melo informar que para o primeiro lugar Yolanda Santos teve 12 votos, Glauce Pinto três votos e Neñita Argo de Alarcon um voto. Portando a nova Miss Pernambuco era Yolanda Santos de Olinda. Em tempo as candidatas não desfilavam de maiô.

pe-nenita-yolanda-glauce-yolanda-connier

Nenita, Yolanda e Glauce Pinto.  Yolanda e Connie (Fotos: Diário da Manhã)

Para o segundo lugar Glauce Pinto conquistou 11 votos, Neñita de Alarcon quatro votos e Yolanda Gama um voto. E finalmente para o terceiro lugar Neñita Argo de Alarcon faturou 10 votos, Yolanda Gama três votos, Maria Eulina Regueira dois votos e Neninha Menezes um voto. Informação importante: A candidata Helena Castro, de Jaboatão, já tinha participado do concurso em 1929. Portanto é coisa antiga as jovens voltarem ao concurso no ano seguinte.

pe-nenita-yolanda-santos-glauce-pinto

Um close de Nenita, Yolanda e Glauce (Foto: Diário da Manhã)

A Miss Pernambuco de 1930, Yolanda Santos tinha 17 anos, usou um modelo de crepe georgette em estilo grego e na cor rosa pálido. Yolanda Santos apesar de ter representado Olinda, nasceu em Casa Forte. Sua viagem para participar do Miss Brasil de 1930 , no Rio de Janeiro, aconteceu no dia 26 de junho pelo paquete Pará. A imprensa não informou se o publico contestou o resultado, pelo visto gostaram.

Gostou ?
Compartilhe !