Fernando Machado

Blog

Viva o São João de Gravatá!

g-terezinha-nunes-sergio-guerra-ozano-brito-joaquim-neto
Terezinha Nunes, Sérgio Guerra, Ozano Brito e Joaquim Neto (Fotos: Fernando Machado)

“Olha pra céu, meu amor / Vê como ele está lindo / Olha pra aquele balão multicor / Como no céu vai subindo.” Atualmente a gente não pode mais cantar esta linda canção junina. Pois não existe mais balões coloridos no céu. E por um motivo muito serio é perigoso. Mas podemos entoar essa outra: “A fogueira está queimando / Em homenagem a São João / O forró já começou / Vamos, gente, / Rapapé nesse salão”.

g-maria-de-fatima-santana-levy-peixoto-maria-dulce-leal
A senhora Maria de Fátima Santana, o antiquário Levy Peixoto e a primeira dama Maria Dulce Leal

Pois nesse ritmo que fui até minha terra Gravatá sábado a convite da cerveja Nobel, conhecer o seu São João. A cidade cenográfica, onde acontece o forrobodó, está uma beleza, temos casinhas para venda de comidas e bebidas e palhoções para dança, todavia está faltando, uma com pamonha, canjica, milho verde ou cozido. Sem esses itens não é festa junina. Prefeito Ozano Brito mande instalar urgente uma barraca de comida típicas da época. Que venda algodão doce, maçã caramelada, batata frita, petisco, etc, mas a gastronomia junina é imprescindível.

g-bruno-ribeiro-debora-daggy-paulo-jacques-natalia-estanislau
Os recepcionistas, lindos de viver, Bruno Ribeiro, Débora Daggy, Paulo Jacques e Natália Estanislau

Quando um dia eu voltar senhor prefeito, quero escrever neste blog que na cidade cenográfica já tem canjica, pamonha, milho verde cozido e assado pra vender. A Nobel está fazendo a sua parte, agora a Secretaria de Turismo de Gravatá precisa fazer a dela.

g-rejane-modesto-eliane-macedo

As jornalistas Rejane Modesto e Eliane Macedo

No Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, ao lado de alguns jornalistas, assistimos ao show da Banda Aquarios. Mas o que me empolgou mesmo foi o Polo da Sanfona. Pessoas vestidas de matutas dançando o autêntico forró pé de serra. “Ai, ai, ai, ai São João / Ai, ai, ai, São João / É a dança da moda, / Pois entrou na roda, / E só pede o baião.

g-isabelli-fregappane-jorge-assis
Isabelli Fregappane (Nobel) e Jorge Assis (Schin)

Ouvir o cantor Beto Hortis é uma maravilha. Dançar ao som do Forró do Seu Januário, de Adalto Ferreira e dos Tropeiros da Serra é bom demais. Esse espaço vale qualquer falha como a falta de quadrilhas matutas (é bom frisar), de canjica, de pamonha, de milhos (assados e cozidos), de pé de moleque, de bolo de milho e de macaxeira. Esses cantores quase esquecidos são verdadeiras relíquias juninas que temos que resgatar.

g-isabelli-claudia-fred-juliana-rejane-luciana-romero-sarah
Os jornalistas Cláudia Jeane, Fred Queiroz, Juliana Sampaio, Rejane Modesto, Luciana Torreão, Romero Rafael e Sarah Eleotero

Em conversa com o prefeito Ozano Brito, que estava ao lado do senador Sérgio Guerra e da deputada Terezinha Nunes, perguntei se o Governo do Estado deu alguma ajuda financeira para os festejos juninos da cidade. Fiquei boquiaberto, o secretário Silvio Costa Filho prometeu, mas até sábado não tinha cumprido sua palavra. Dinheiro é que não falta na Secretaria de Turismo e na Empetur.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.