Fernando Machado

Viva, o Hospital Português!

Há 155 anos o médico José d’Almeida Soares Lima Bastos, presidente do Gabinete Português de Leitura, apavorado com o surto de cólera que se espalhava pelo Brasil, se reuniu com a colônia portuguesa recifense e fundou o primeiro Hospital Beneficente de Pernambuco, que inicialmente funcionou, no próprio GPL, como centro de resistência para tratar as vítimas da epidemia. Posteriormente o hospital foi instalado na Boa Vista, sendo inaugurado no dia 18 de novembro de 1855. No dia 2 de julho de 1856 o Rei de Portugal coloca sob sua Real Proteção o Hospital recifense, honraria confirmada em 1862. No dia 7 de novembro de 1907, Dom Carlos I, confere o título de Real ao Hospital Português de Beneficência em Pernambuco.

h-manoel-ferreira-da-costa-jose-temporao-joao-lyra-cecilia-sa-pereira
Alberto Ferreira da Costa, José Temporão e João Lyra Filho (Foto: Cecília Sá Pereira)

E comemorar a data do maior complexo hospitalar do Norte e Nordeste do Brasil o provedor Alberto Ferreira da Costa programou uma verdadeira maratona de festa. Às 19h aconteceu na Capela uma Missa em Ação de Graças, presidida pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, e concelebrada pelo Monsenhor Albérico, pelos freis Rinaldo e Paulo Sérgio. O ministério musical foi com os Arautos do Evangelho cantando em gregoriano. Sem dúvida, o melhor e mais bonito momento dos festejos.

h-ana-maria-teodoro-jrge-joao-manuel-salgueiro-germana-soares
Ana Maria Teodoro Jorge e João Manuel Salgueiro (Foto: Germana Soares)

Depois aconteceu a inauguração do novo Edifício São João de Deus, com 15 andares e 314 leitos. O prédio tem infraestrutura hospitalar, com bloco cirúrgico, UTI, apartamentos e enfermarias. A nova unidade abrigará o mais moderno centro de oncologia do Nordeste, equipado com máquinas de última geração, como o primeiro acelerador linear para radioterapia guiada por imagem de tomografia computadorizada da América Latina e na sequencia foi inaugurada as novas instalações do laboratório de análises clínicas. Depois os convidados seguiram para a Sessão Solene, que aconteceu no 6º andar do Edifício Garagem, quando foram entregues mais de 15 medalhas Medalhas comemorativas pelos 155 anos do RHP. Essa foi a parte foi muito cansativa. Para se ter uma idéia, durou mais de uma hora e meia.

h-elba-cesinha-germana-soares
Elba Ramalho incendiou o local ao lado de Cezinha (Foto: Germana Soares)

O provedor falou cerca de 30m e Reynaldo Oliveira outros 40m. Muita gente não resistiu e se retirou sem esperar pelo show de Elba Ramalho. Os mestres de cerimônia foram Tatiana Marques e Kiryl Muniz. Bebeth Perman ficou devendo na decoração ainda bem que o jantar, assinado pela Arcádia, foi muito bom. Foram servidos saladas de folhas nobres com queijo de bufula, frutas e tomate seco; salada do chef preparada com grão de bico, massa colorida e ave defumada; filé de pescada com molho de camarão e batata noizete ainda filé mingnon grelhado com lâminas de abacaxi caramelado, cebola ao vinho e arroz de amêndoas. Para sobremesa Browne com sorvete de creme com caldas de chocolate. Não esquecer o bolo by Mana Asfora.

h-anunciada-waldenio-keila-porto
Waldenio Porto ao lado da mulher Anunciada e da filha Keila

Impossivel citar presenças mesmo assim lembraríamos o ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, que gostou tanto da festa que ao terminar a entrega das medalhas saiu correndo como o Diabo da Cruz, a ministra da Saúde de Portugal Ana Maria Teodoro Jorge (muito simpática), o embaixador de Portugal João Manoel Salgueiro (estava mau humorado), o governador em exercício João Lyra Neto, a desembargadora Margarida Cantarelli, Armando Monteiro Filho com Maria do Carmo, dona Magdalena Arraes.

Gostou ?
Compartilhe !