Fernando Machado

Via Sacra na Lagoa do Araçá

A Via Sacra é o exercício de piedade que procura, pela meditação, acompanhar Jesus na sua penosa caminhada até o Calvário. O Monsenhor Paulo Sérgio Vieira coordenador da Via Sacra na Lagoa do Araçá, lembra que é um momento fraterno onde a Igreja pede socorro para os irmãos. O tema do evento foi Eu vim para servir, em síntese, é levar para a rua o mistério da Paixão de Jesus. Monsenhor Paulo Sérgio completa “a corrupção, a de dignidade, a educação, a violência, a saúde, entre outras maldades expõe que Cristo continua sofrendo”.

a-dom-fernando-saburido

O arcebispo Dom Fernando que presidiu a Via Sacra da Lagoa do Araçá (Foto: Fernando Machado)

a-estandarte-de-são-francisco

O estandarte de São Francisco (Foto: Fernando Machado)

Pois sexta-feira tive a oportunidade de participar da Via Sacra Pública do Vicariato Recife Sul 2, leia-se Monsenhor Paulo Sérgio Vieira. Foi um profundo mistério para nossa salvação. Não tivemos ostentação, apenas simplicidade e humildade, como Jesus Cristo sempre defendeu na sua vida. E nesta contemplação senti que ganhei glorificação. Vamos caminhar com Jesus, como foi o objetivo dessa Via Sacra, composta de 14 estações todas inspiradas no texto do Evangelho.

a-alef-braga-graziela-duarte-julio-silva-wilma-carla

Alef Braga, Graziela Duarte, Júlio Silva e Wilma Carla os jovens também querem Cristo (Foto: Fernando Machado)

a-estandarte-nossa-senhora-do-carmo

O estandarte de Nossa Senhora do Carmo (Foto: Fernando Machado)

Os interpretes foram pessoas das 18 comunidades que formam esse Vicariato. Foi um momento único na minha vida. No próximo ano, se Deus quiser, e eu sei que Ele vai querer estarei lá na Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, a única lagoa natural que existe no Recife. Ela quase foi aterrada, mas um grupo cidadãs à frente Lourdes Tenório foi a luta e conseguiu preserva-la. A briga começou em 1981, foi urbanizada pelo então prefeito do Recife, Jarbas Vasconcelos, em 1993, e inaugurada no dia 17 de dezembro de 1995.

a-carlos-emanuel-da-silva-edilson-pereira-de-souza

Carlos Emanuel da Silva e Edilson Pereira de Souza na Via Sacra (Foto: Fernando Machado)

a-estandarte-nossa-senhora-do-rosario

O estandarte de Nossa Senhora do Rosário (Foto: Fernando Machado)

Após vários anos de descaso, atualmente a Lagoa do Araçá tem sido cobiçada pela expansão imobiliária. Os moradores devem ficar atentos, porque poderá comprometer o atrativo, ou seja, a beleza natural da lagoa rodeada de mangue, onde repousam várias espécies de aves. Pois bem, foi neste santuário que aconteceu a caminhada presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Era como estivéssemos caminhando com Jesus para Jerusalém, para com Ele entrarmos no mistério de Páscoa.

a-frei-evilasio-medeiros-misa-lilioso

Frei Evilásio Medeiros e Misa Lilioso (Foto: Fernando Machado)

a-monsenhor-paulo-sergio-dom-fernando

Monsenhor Paulo Sérgio Vieira e Dom Fernando numa das 14 estações (Foto: Fernando Machado)

A abertura, às 19h, foi realizada na Praça de Eventos da Lagoa do Araçá, e foi coordenada pelos fieis da Paróquia de São Sebastião e São Cristovão  da Imbiribeira. A primeira Estação foi cuidada pela Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, reza que Jesus ora no Horto das Oliveira (Lc 22, 39-46). Na segunda Estação, leia-se a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, também em  Boa Viagem, o tema foi Jesus, traído por Judas, é preso (Lc 22, 47s). Na terceira Estação, coordenada pela Paróquia do Coração Imaculado de Maria em Brasilia Teimosa, o lema foi Jesus é condenado pelo Sinédrio (Lc 22, 66-71).

a-jesus-dom-fernando-paulo-sergio

Julio Silva que viveu Jesus e Dom Fernando ao lado Monsenhor Paulo Sérgio  (Foto: Fernando Machado)

a-fieis

Cerca de três mil fiéis caminharam por Jesus (Foto: Fernando Machado)

Na quarta Estação, a da Paróquia Nossa Senhora do Rosário do Pina recordou a A renegação de Pedro (Lc 22, 54-62). Na quinta Estação a comunidade da Paróquia Jesus Cristo Rei do Universo no Ibura mostrou Jesus é julgado por Pilatos (Lc 23, 13-25). Na sexta Estação à frente a Paróquia Nossa Senhora das Graças no Ibura, seus moradores mostraram Jesus é flagelado e coroado de espinhos (Lc 22, 63-65; Jo 19, 23). A chegarmos na sétima Estação a Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Ibura encenam Jesus recebe a Cruz, que ele carregará (Mc 15, 20s).

a-maria-jesus

Nossa Senhora coloca Jesus Cristo no colo sob os olhares dos guardas (Foto: Fernando Machado)

a-padre-adriano-chagas

Padre Adriano Chagas diante da imagem de Santa Terezinha (Foto: Fernando Machado)

Na oitava Estação, a da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida na Vila do IPSEP a comunidade mostrou Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a Cruz (Lc 23, 26). A nova Estação a da Paróquia Cristo Redentor no Jordão Jesus encontra as mulheres de Jerusalém (Lc 23, 27-31). Na décima Estação que teve à frente a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Cajueiro Seco Jesus é pregado na Cruz (Lc 23, 33-47). Na 11ª Estação leia-se a Paróquia Nossa Senhora do Rosário na Muribeca, o lema foi Jesus promete seu reino ao bom ladrão (Lc 23, 33s. 39-43).

a-padre-joão-bosco-monsenhor-edvaldo

Padre João Bosco e Monsenhor Edvaldo (Foto: Fernando Machado)

a-paulo-sergio-vieira-misa-lilioso-dom-fernando-cesar-augusto-figueiroa

Monsenhor Paulo Sérgio, Misa Lilioso, Dom Fernando e Padre César Augusto Figueiroa (Foto: Fernando Machado)

Na 12ª Estação a da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Novo Guararapes encontramos Jesus pendente da Cruz, a Mãe e o discípulo (Jo 19, 25-27). Chegamos a penúltima, o seja, a 13ª Estação sob a responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Piedade recordamos  Jesus morre pregado na Cruz (Lc 23, 44-46) e finalmente na última, ou seja a 14ª Estação cuidada pela Paróquia Nossa Senhora do Loreto em Piedade Jesus é sepultado (Lc 23, 54-56). O encerramento foi de responsabilidade das Paróquias de Santo Antonio em Prazeres e a de Nossa Senhora das Candeias em Candeias.

Gostou ?
Compartilhe !