Fernando Machado

Uma noite de arte pernambucana

O vernissage da exposição coleção de arte popular do arquiteto Carlos Augusto Lira, quinta-feira, no Museu do Estado de Pernambuco, resultou num grande sucesso; ou, como o próprio colecionador diria, “um arraso!” A partir da alameda de acesso ao Espaço Cícero Dias, os convidados iam conhecendo esculturas de animais, em grande formato, dispostas nos jardins e realçadas por uma impecável iluminação, by Mano Som.

ca-enoque-fernandes-carlos-augusto-lira-cícero-araujo-zilton

Enoque Fernandes, Carlos Augusto Lira e Cícero Araújo (Foto: Zilton Antunes)

Porém, o grande impacto da chegada estava reservado quando os convidados chegavam ao térreo do pavilhão: um monumental cruzeiro antigo, com quase três metros, reconstituindo uma espécie de santuário de romeiros, em torno dele mais de mil peças de arte volitiva, os conhecidos ex-votos. O projeto cenográfico foi da autoria do próprio expositor.

ca-josé-dos-santos-geralda-farias-sílvio-nogueira-zilton

José dos Santos, Geralda Farias e Silvio Nogueira (Foto: Zilton Antunes)

No primeiro andar, estavam expostas mais de mil peças, originárias de vários estados do Nordeste, ora dispostas por tema, ora por região, muitas de autores anônimos. São imagens de santos, brinquedos, utilitárias, decorativas, eróticas, xilogravuras, cerâmicas. Carlos Augusto estava visivelmente feliz, ao lado dos filhos Pedro e Joana Lira, e os netos Joaquim, Inês e Dora. A mostra ficará aberta ao público até o dia 10 de agosto.

Gostou ?
Compartilhe !