Fernando Machado

Uma noite bem portuguesa

O Gabinete Português de Leitura foi fundado pelo médico e jornalista João Vicente Monteiro, em 1 de novembro de 1850, durante sessão solene no Teatro Apolo. No ano seguinte o Gabinete foi instalado numa modesta sobre loja de um imóvel na Rua da Cadeia Velha, 40, atualmente Marquês de Olinda, no Recife Antigo. Ele foi criado a partir da necessidade que um grupo de portugueses que sentia falta de um ponto de encontro e reunião.

w-gpl-celso-raul-marcelo-geraldo-franciswco-ribeiro

Celso Gaspar, Raul Henry, Marcelo Rebelo de Sousa, Geraldo Julio e Francisco Ribeiro Telles (Foto: GPL)

w-marcelo-rebelo-de-sousa-raul-henry

Marcelo Rebelo de Sousa e Raul Henry (Foto: Fernando Machado)

O acervo era igualmente modesto e contabilizava pouco mais de 20 livros, sendo guardado numa pequena estante, que hoje está exposta como peça de destaque no suntuoso Salão Nobre da sede da instituição, um prédio de três andares, em estilo eclético, à Rua do Imperador Pedro II, no bairro de Santo Antônio. Agora o GPL tem um acervo estimado em 80 mil títulos, incluindo obras raras dos séculos XIX, XVIII e XVII, e à disposição do público. O espaço dispõe, ainda, de uma sala de estudos, para 50 pessoas, climatizado e com wifi liberada.

w-maria-lecticia-cavalcanti-margarida-cantarelli-marta-dubeux-jo-mazzarolo

Maria Lecticia Cavalcanti, Margarida Cantarelli, Marta Perez Dubeux e Jô Mazzarolo (Foto: Fernando Machado)

w-iuri-maia-leite-joaquim-vasconcelos-guilherme-ferreira-da-costa-mascelo-vasconcelos

Iuri Maia Maia Leite, Joaquim Vasconcelos, Guilherme Ferreira da Costa e Marcelo Vasconcelos (Foto: Fernando Machado)

Lá podemos consultar edições diárias de jornais de Pernambuco e Portugal. O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco é muito imponente, em estilo eclético, de três andares. Ele começou a ser construído no inicio de 1909, e foi projetado por Rodolfo Lima, especialista de arte gótica de igrejas. A primeira reforma da Sé de Olinda foi grifada por Rodolfo Lima. A segunda reforma coube ao arquiteto José Luiz da Mota Menezes. Sua inauguração aconteceu em 1921. Em 1937, foi vítima de um incêndio de grandes proporções.

w-cristina-geraldo-julio-de-mello-filho

Cristina by Emporio HD e o prefeito Geraldo Julio de Melo Filho (Foto: Fernando Machado)

w-silvia-carvalheira-rodrigo-costa

Silvia Carvalheira e o artista plástico Rodrigo Costa (Foto: Fernando Machado)

Seu mobiliário quase todo do século 18 e 19. O Salão Nobre é de uma exuberância sem limites, onde se respira história. Foi lá que o aconteceu a recepção que o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa ofereceu à comunidade, segunda-feira, à noite. No tablado foram colocados um pedestal onde repousava a imagem de bronze de Luiz de Camões (1524/1580), a bandeira do Brasil e de Portugal, uma mesa enorme em jacarandá torneada, estilo tipicamente português. Um bonito arranjo de flores.

w-alberto-ferreira-da-costa-maria-do-carmo

Alberto Ferreira da Costa e Maria do Carmo (Foto: Fernando Machado)

w-alberto-ferreira-da-costa-junior-claudia

Alberto Ferreira da Costa Junior e Claudia, com o vice cônsul de Portugal Marco Ferreira de Melo (Foto: Fernando Machado)

Caindo do teto tínhamos dois lustres de bronze com adereços de alabastros. Nesse palanque subiram o presidente do Gabinete Português de Leitura Celso Stanford Gaspar, o vice-governador Raul Henry, o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, prefeito do Recife, Geraldo Julio de Mello Filho e o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, este último se despedia das funções foi transferido para outro país. Antes de Celso Gaspar e o chefe do executivo português, falarem foi executados os hinos do Brasil e Portugal.

w-antonio-jose-miranda-jose-luiz-da-mota-menezes-jose-rodrigues-de-paiva

Antônio José Miranda, José Luiz da Mota Menezes e José Rodrigues de Paiva (Foto: Fernando Machado)

w-gbl-celso-joão-carlos

Celso Gaspar e João Carlos Paes Mendonça (Foto: GPL)

Um detalhe que não passa despercebido de ninguém: É o vitral, que está colocado abaixo da clara bóia e clareia o Salão Nobre. É lindo e tem uma logomarca do Gabinete Português de Leitura. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa outorgou o Gabinete Português de Leitura como Membro de Honra da Ordem do Infante Dom Henrique. Já o presidente do GPL, Celso Gaspar entregou uma comenda para Marcelo Rebelo de Sousa.

w-priscila-krause-jorge-noronha-branco

A deputada Priscilla Krause e Jorge Noronha Branco (Foto: Fernando Machado)

w-marco-ferreira-de-melo-fatima-guerra

Marco Ferreira de Melo e Fátima Guerra (Foto: Fernando Machado)

Depois foi servido um coquetel, grifado pela Arcádia, de a gente comer rezando para Nossa Senhora de Fátima. No cardápio cestinha de Prima Dona com perfume de canela, flor de filo com carne e queijo de coalho, camarão natural com geleia de pimenta, passa de cajá com Parma, dadinho de tapioca com geleia de cupuaçu, pastel de festa, que a comitiva presidencial adorou. E como pièce de resistance: brandade de bacalhau. Tudo isso regado a vinho branco e tinto Maria Izabel, leia-se o empreendedor quase português João Carlos Paes Mendonça.

w-celso-gaspar-raul-henry-marcelo-rebelo-de-sousa-geraldo-julio-francisco-ribeiro-telles

Francisco Telles Ribeiro, Marcelo Rebelo de Souza e Celso Gaspar (Foto: Fernando Machado)

w-isabela-ferraz-bento-romanguera

Isabela Ferraz e Bento Romangueira (Foto: Fernando Machado)

Informação importante. O presidente Marcelo Rebelo de Sousa, é um verdadeiro gentleman. Todos ficaram encantados com sua simplicidade. No final da parte oficial fez questão de ser fotografado e tirar selfies com os convidados. Seguiu de lá para o aeroporto dos Guararapes, para seguir em avião de carreira da TAP. Engraçado somente os países poderosos e paupérrimos os presidente não dispensa uma aeronave presidencial. Este é um exemplo de político em extinção.

Gostou ?
Compartilhe !