Fernando Machado

Uma Missa inesquecível

Os sinos da igreja começaram a tocar, como é emocionante uma missa com o replicar dos sinos. É muito comovente.  “Mãe do Carmelo olha os teus filhos / a fé deste povo que hoje te preza: / Com hinos, com flores, com risos e preces / entregam suas vidas em sinal de amor. / Mãe, ó Mãe abre os teus braços e acolhe o Recife! / Mãe do Carmelo, olha nossas ruas: / vê o sofrer que espalha em teus filhos! / Rostos pisados de medo e de fome / tanta miséria e pobreza crescente”.

e-altar

Padre Cosmo conduzindo a Santa Missa (Foto: Fernando Machado)

Foi essa música linda que o Padre Cosmo Francisco do Nascimento iniciou sua missa ontem, à noite da Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Afogados. A final de contas era o dia de Nossa Senhora do Carmo, co padroeira do Recife. E Padre Cosmo que é assim, com os céus, presidiu a Santa Missa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo. O ministério musical foi com a vocalista Isabel Batista e o tecladista Marcelo Silveira.

e-heleno-branyer-isabel-batista-cleivfson-madruga-moreira

Heleno Brainer, Isabel Batista e Clevison Madruga Moreira (Foto: Fernando Machado)

A primeira leitura coube a Clevson Madruga Moreira e salmo cantado pela vocalista Isabel Batista. A proclamação do Evangelho foi conduzida pelo diácono Heleno Brainer e a homilia, e que homilia, por Padre Cosmo. Enquanto Isabel e Marcelo cantavam Noites Traiçoeiras, Padre Cosmo começou a evocar as súplicas pela comunidade. Puxa, que momento fantástico. Ele passa energia para os fiéis, que apesar das chuvas lotou o templo. Eu sai de lá com sentindo de que estava sendo elevado por Cristo aos céus.

e-teresa-asfpora-ana-vieira-isabel-marcelo

Teresa Asfora e Ana Vieira diante da imagem de N. S. da Paz e Isabel e Marcelo da de São José (Foto: Fernando Machado)

Depois de ouvir com olhos fechados “Deus está aqui neste momento / Sua presença é real em meu viver / Entregue sua vida e seus problemas / Fale com Deus, Ele vai ajudar você / Deus te trouxe aqui / Para aliviar o teu sofrimento / É Ele o autor da Fé / Do princípio ao fim / Em todos os seus tormentos / E ainda se vier noites traiçoeiras / Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo / O mundo pode até fazer você chorar / Mas Deus te quer sorrindo”, parecia que Jesus estava falando comigo.

e-agura-benta

Padre Cosmo benzendo os fiéis (Foto: Fernando Machado)

Padre Cosmo, explicou Mateus 12, 46-50, “…Naquele tempo, “enquanto Jesus estava falando às multidões, suja mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com Ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão ai fora, e querem falar contigo… Pois todo aquele que faz vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu é irmão, minha irmã e minha mãe”. E deu um exemplo “Esta é a manga da minha túnica. Todavia tem a manga fruta, a manga do candeeiro”. Para bom entendedor meia palavra basta.

Gostou ?
Compartilhe !