Fernando Machado

Um nome que a história Guardou

Uma nuvem de tristeza me encobriu quinta-feira, quando chegou a noticia que a deusa de ébano da televisão pernambucana tinha sofrido um acidente vascular cerebral hemorrágico. Logo Graça Araújo ela que cuidava muito da saúde. Era atleta adepta da dieta saudável. E o pior estava por vir. No sábado, 8 de setembro, a guerreira perdeu a corrida para a morte.

Graça Araújo cobrindo o desfile do Galo da Madrugada em fevereiro de 2015 (Foto: Fernando Machado)

Quando me encontrava nos eventos e chamava para fotografá-la, ela dizia para me agradar: “Adoro suas fotos, . (era assim que me chamava). Sempre saio bem”. A última fotografia que fiz dela foi na homenagem que o Caxangá Golf & Country Club realizou homenageando Graça e outros colegas da imprensa. Isso aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2017.

Graça Araujo em 10 de dezembro de 2015 (Foto: Fernando Machado)

No dia 19 de outubro de 1994, Graça e outros jornalistas desfilaram na tarde beneficente promovida pela Associação dos Amigos da Esperança e coordenada por esse jornalista. A entidade assistia pessoas portadoras de HIV. Com o falecimento da deusa de ébano de voz marcante, encerrou-se uma das mais interessantes paginas da historia da imprensa pernambucana.

A última foto que fiz da deusa de ébano (Foto: Fernando Machado)

Agora Graça Araujo, que nasceu Maria Gracilane de Araujo, em 2 de abril de 1956, era uma figura humana especial. Numa festa junina na fazenda de Anabela e Kleber Lacet, em Gravatá, dia 25 de junho de 2016, ela me confessou uma coisa que nunca esqueci e guardarei para sempre. A TV Jornal está sem Graça. O calçadão de Boa Viagem está sem Graça. Os maratonistas estão sem Graça.

Graça Araujo, Anabela Lacet e Jonnathan Monteiro, em junho de 2016 (Foto: Fernando Machado)

De Igor Barros pincei este pensamento: “Dizem os grandes pensadores e poetas: / Que recordar não é ter, / Que lembrar não é ver, / E que o ontem não serve para nada”. Discordo. Tanto que nosso blog tem uma seção chamada Recordar é Viver, que é um sucesso. E por conta disso, nosso blog estará sempre Graça.

Gostou ?
Compartilhe !