Fernando Machado

Um almoço à portuguesa

a-paulo-robertofernandes-flavio-domingues-waldy-carvalho
Paulo Roberto Fernandes, Flávio Domingues e Waldy Carvalho (Fotos: Fernando Machado)

Ontem na residência oficial do empresário português, Victor Duarte, leia-se Habiserve Brasil, aconteceu um almoço en petit comité, em torno da apresentação do diretor comercial da firma Flávio Domingues e do chef Antonio Maia. O apartamento fica no Edifício Guernica e tem uma vista para o mar de Piedade e de Boa Viagem deslumbrante.

a-antonio-maia-ninho
O chef Antonio Maia mostra os ninhos de legumes com lascas de bacalhau

O chef Antônio Maia foi quem preparou o cardápio tipicamente português de a gente comer rezando. Maia estudou gastronomia em Basel e Lausanne, ambas na Suíça. Trabalhou por muito tempo na Cadeia Hilton (Chicago, Basel e Roma) e na Amorim Hoteis, em Figueira de Foz, em Portugal. Victor Duarte que está atualmente em Portugal pensa em construir três hotéis cinco estrelas em Piedade, assim como um restaurante em Casa Forte.

a-bacalhau
O Bacalhau à Gomes de Sá estava tão gosto, mas tão gostoso que esqueci de fotografá-los na mesa

Atualmente a sua Construtora Habiserve está lançando vários prédios no Recife. E o chef Antonio Maia vai dirigir o setor nos empreendimentos. Agora vamos escrever sobre o menu. Como entrada ninho de legumes com lascas de bacalhau, salada de batata com bacalhau ao vinagrete, salada de grão de bico, com bacalhau, salsa e camarão à Figueira da Foz, tosta de atum e canapé de queijo de cabra, nozes e mel. Como pratos quentes bacalhau à Gomes de Sá (uma loucura de gostoso) e Bacalhau Regional acompanhado de batata inglesa ao forno com alho.

a-claudia-mauro-alencar
Claudia e Mauro Alencar

As sobremesas também bem portuguesas com certeza. Bolo de chocolate cremoso (um dos pratos mais famosos no restaurante Olaiais, de sua mulher Paula Lobo, localizado na Quinta de Santa Catarina, na Figueira da Foz, em Portugal) e Brisa da Figueira da Foz (uma delicia de amêndoas e ovos). Tudo isso regado a um vinho tinto da Casa Ferreirinha, da Vinha Grande na Região do Douro e Vinho branco de Catarina com uvas (Fernando Pires e Chadonnay) da região de Setubal.

a-julano-lira-emily-bezerra
Juliano Lira Gusmão à côté Emily Bezerra

Entre as presenças anotamos Paulo Roberto Fernandes, Waldy Carvalho e Luciana Bandeira de Mello, Luciana e Rodrigo Grossi, Cláudia e Mauro Alencar, Ceça Britto e Alberto Sanchez, Yara Scherb e Aulete Ribeiro, Juliano Lira Gusmão, Emily Bezerra, Cristina Castro e Marcos Torres, Liliana e Janduhy Finizola, Wilka Vilella e Paula Lobo.

a-aulete-ribeiro-yara-bezerra
Aulete Ribeiro e Yara Bezerra que é arquiteta do grupo

Gostou ?
Compartilhe !