Fernando Machado

Tarde de Frevo e Saudade

Isabel Bezerra, Terezinha Araujo e Paulo Carvalho (Foto: Fernando Machado)

Felipe Cabral de Melo e Claudia (Foto: Fernando Machado)

Ontem, aconteceu nos salões da AABB, a VI Manhã de Sol promovida pelo do Bloco da Saudade, cuja presidente é a atuante Isabel Bezerra. E como sempre foi um sucesso de publico e de animação. Lá quem reina é o frevo seja ele de rua ou canção. É uma festa clássica para quem tem bom gosto musical. Pois as festas do Bloco da Saudade recordam tudo que passou.

Caio Lima, Gabriela Cavalcanti e Cristina Feitosa (Foto: Fernando Machado)

Quando cheguei com o figurinista Paulo Carvalho, Coral do Bloco da Saudade composto por 12 cantoras e a Orquestra de Pau e Cordas regida pelo Maestro Lessa, cantavam “Vou relembrar o passado / Do meu carnaval de fervor / Neste Recife afamado / De blocos forjados / De cor e esplendor / Na rua da Imperatriz / Eu era muito feliz, / Vendo o bloco desfilar / Escuta Apolônio o que eu vou relembrar”.

Cristina Lins e Harlan Gadelha (Foto: Fernando Machado)

Os foliões respondiam “Os Camponeses, Camelo e Pavão / Bobos em Folia do Sebastião / Também Flor da Lira com seus violões / Impressionava com suas canções”. Esse frevo do compositor João Santiago é realmente como diz o titulo da música gente faz um passeio “Relembrando o Passado”. É impossível, isso que tem sensibilidade, não gostar das prévias do Bloco da Saudade.

Giovanna Pessoa e Breno Cavalcante (Foto: Fernando Machado)

Senti uma saudade enorme de Aldemar Paiva e José Menezes, quando foi cantada “Digam quem quiser, tu és boneca / Brinquedo do meu coração / Falem quem quiser, és a boneca / De olhos cor de sonho / Vestida de ilusão / És a boneca bonita / De trança comprida / Olhando pro chão / És a boneca dourada / Da loja encantada / Do meu coração”. O publico capricha nas fantasias de imperatrizes até cangaceiros.

Maria Bernadete e Reinaldo Teixeira, Renato Phaelante e Edy Carlos (Foto: Fernando Machado)

E depois o publico vai à loucura com “Saudade, é isso que a gente sente / Saudade, é falta que faz a gente / Alguém que partiu / Alguém que morreu / Alguém que o coração não esqueceu / Podem tocar os clarins / As notas do prazer e da exaltação / Podem passar arlequins / Pierrots e colombinas no salão / Podem dançar e cantar / Não levam não, / A saudade do meu coração”, é exatamente nesse frevo de bloco de Aldemar Paiva que resume esse baile.

Natália Castilhos e Dante Pessoa (Foto: Fernando Machado)

O cantor e compositor Getúlio Cavalcanti atacou Último Regresso e levou os foliões à loucura. “Falam tanto que meu bloco está, / dando adeus pra nunca mais sair. / E depois que ele desfilar, / do seu povo vai se despedir. / Do regresso de não mais voltar, / suas pastoras vão pedir: / Não deixem não, que o bloco campeão, / guarde no peito a dor de não cantar. / Um bloco a mais é um sonho que se faz / o pastoril da vida singular. / É lindo ver o dia amanhecer”.

Ricardo Correia e Renata Torres (Foto: Fernando Machado)

Depois que o Coral parou para descansar a Orquestra do Maestro Lessa entrou com o hino do nosso Carnaval: Vassourinhas. E quando a orquestra começa a tocar Capiba a AABB entrou em êxtase. “Madeira do Rosarinho / Vem a cidade sua fama mostrar / E traz com seu pessoal / Seu estandarte tão original / Não vem pra fazer barulho / Vem só dizer… e com satisfação / Queiram ou não queiram os juízes / O nosso bloco é de fato campeão”.

Rose e Getúlio Cavalcanti (Foto: Fernando Machado)

E a turma respondia “E se aqui estamos, cantando esta canção / Viemos defender a nossa tradição / E dizer bem alto que a injustiça dói / Nós somos madeira de lei que cupim não rói”. Um encontro do Bloco da Saudade não pode faltar Nelson Ferreira, Luiz Bandeira, J. Michules,  Boquinha, Ely Madureira, Sebastião Lopes, Felinho, Heleno Ramalho, os Irmãos Valença, Humberto Vieira, Diná, Fernando, Reinaldo e Valdemar de Oliveira.

Túlio e Sarah Botelho (Foto: Fernando Machado)

Sempre gosto de ouvir Valores do Passado, de Edgard Moraes, o Hino do Bloco da Saudade. “Bloco das Flores, Andaluzas, Cartomantes / Camponeses, Apôis Fum e o Bloco Um Dia Só / Os Corações Futuristas, Bobos em Folia / Pirilampos de Tejipió / A Flor da Magnólia / Lira do Charmion, Sem Rival / Jacarandá, a Madeira da Fé / Crisântemos Se Tem Bote e / Um Dia de Carnaval / Pavão Dourado, Camelo de Ouro e Bebé / Os Queridos Batutas da Boa Vista / E os Turunas de São José / Príncipe dos Príncipes brilhou / Lira da Noite também vibrou / E o Bloco da Saudade, assim recorda tudo que passou”.

Gabriela Cavalcanti e Johnnathan Lima (Foto: Fernando Machado)

Victor Arantes e Nicoly Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !