Fernando Machado

Sou Santa Cruz de Corpo e Alma

Amanhã o Santa Cruz comemora 100 anos de fundação. Leia o local onde tudo começou. A Igreja da Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra, localizada no Pátio de Santa Cruz, foi inaugura no dia 26 de julho de 1716 e tem como padroeiros São Joaquim e Nossa Senhora Santana. Nos seus arredores, alguns anos atrás, podíamos ver o Grupo Escolar Manoel Borba, cuja diretora era dona Dulce Gondim, que no ano passado fez 100 anos. No local funciona, em estado deplorável, a Associação dos Ex Expedicionários.

sc-igreja-de-santa-cruz

Foi diante desta igreja que nasceu o Santa Cruz (Foto: Divulgação)

Também lá temos a Federação Carnavalesca, onde em algum lugar do passado tinha como presidente Antônio Português. Como escreveu o maestro Nelson Ferreira na Evocação nº 1, Dos Carnavais saudosos. Era de lá que saia desfilando sua realeza, pelas ruas do Recife, Dona Santa, (1877/1962) do Maracatu Leão Coroado e depois Maracatu Elefante, e a eterna Rainha do Maracatu. A igreja quando era Matriz teve como pároco o irmão do artista plástico Murilo Lagreca, o monsenhor Antônio Lagreca, era deslumbrante.

sc-altar-mor

O altar-mor da Igreja da Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra (Foto: Maria Luiza Maranhão)

O douramento da Capela Mor foi grifado pelo artista plástico Francisco José Pinto, e o da igreja pelo artista Manuel de Jesus Pinto. As imagens foram confeccionadas pelo escultor Antônio Basilio de Oliveira. As pinturas dos altares da capela mor foi do artista plástico Joaquim Carneiro Leal. O mestre painelista Caetano da Rocha Pereira também deixou seu talento na Matriz nos idos dos anos 1844.

 sc-altar-carm

O altar de Nossa Senhora (Foto: Maria Luiza Maranhão)

Em1840 foi demolida a fachada da Matriz que perdeu uma das duas torres. E a alvenaria e pedras ordinárias foram trocadas trocadas por cantarias vindas de Lisboa, Portugal. Ela ficou mais majestosa e imponente. Em 1888 foram concluídos os trabalhos da fachada. Em 1879 no altar mor repousava imagens dos evangelistas São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.

sc-altar-coração-de-jesus2

O altar do Sagrado Coração de Jesus (Foto: Maria Luiza Maranhão)

O santuário perdeu o cunho originário quando em 1921 foi inaugurada a nova Capela mor. Em 1831 o famoso escultor Manuel da Silva Amorim confeccionou as imagens de São Joaquim, São José e São Raimundo Nonato. O Santíssimo Sacramento datado de 9 de junho de 1793 foi levada para a Matriz da Boa Vista. E com isso a Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra foi perdendo seu esplendor, mas nunca sua rica história.

sc-dom-helder-camara-cruzeiro

Dom Hélder Câmara deve dar uma forcinha hoje em Caruaru, caso contrário com minhas preces tirou o clube do fundo do poço (Foto: Manchete)

Pois bem, foi neste cenário de glória que um grupo de rapazes da alta sociedade da Boa Vista criou o glorioso Santa Cruz Futebol Clube, no dia 3 de fevereiro de 1914. O primeiro jogo do Santa Cruz, foi em 1914, contra o Rio Negro. O Santinha formado por Valdemar Monteiro, Abelardo Costa, Humberto Barreto, Raimundo Diniz, Osvaldo Ramos, Zé Bonfim, Quintino Miranda, Carlos Sylvio Machado, José Vieira, Augusto Ramos e Oswaldo Ferreira, venceu por 7 x 0. O atleta Carlos Machado fez cinco na goleada.

Gostou ?
Compartilhe !