Fernando Machado

Solenidade de entrega do Premio João Canuto

O Premio João Canuto foi criado pelo Movimento Humanos Direitos, fundado em 2003, por um grupo de artistas, intelectuais, padres, professores, com a intenção via a imagem pública de artistas engajados na causa, dar visibilidade às violações dos direitos humanos como o trabalho escravo, a prostituição infantil, a luta pela demarcação das terras indígenas e das áreas dos quilombolas e em favor de ações socio-ambientais.


Dom Fernando Saburido e Ricardo Paiva (Foto: Fernando Machado)

Após várias ameaças de morte, o dirigente sindical, João Canuto, foi assassinado com 18 tiros, no dia 18 de dezembro de 1985. Ele era perseguido principalmente por sua luta pela reforma agrária. O crime foi planejado por um grupo de fazendeiros do sul do Pará, entre eles Adilson Carvalho Laranjeira, fazendeiro e prefeito de Rio Maria na ocasião do assassinato, e Vantuir Gonçalves de Paula. O prêmio é uma homenagem a esse herói paraense.


A atriz Bete Mendes e o desembargador Damir Vrcibradic (Foto: Fernando Machado)

Coube ao ator Sergio Marone entregar o primeiro premio João Canuto da noite e ele foi para o desembargador da Republica do Pará Felicio de Araujo Pontes Jr. Na seqüência tivemos a atriz Bete Mendes entregando a diretora geral da Policia Rodovi´ria Federal Maria Alice Nascimento Sousa, que foi representada por Márcia Freitas Vieira. O ator Osman Prado o entregou da professora e ambientalista do Pará Laísa Santos Sampaio.

Dira Paes e Priscila Camargo com os oito premiados (Foto: Fernando Machado)

O ator Eduardo Tornaghi foi incumbido de entregar o João Canuto para o educador e defensor dos Direitos Humanos do Maranhão Gil Quilombola, que se entusiasmou e quase não deixa o palco. Chegou até a cantar músicas do quilombo. O quinto a receber o premio foi o nosso querido arcebispo Dom Fernando Saburido e a entrega coube à Dira Paes.


Laisa Sampaio e Osman Prado (Foto: Fernando Machado)

Ainda tivemos Dira Paes entregando o da secretária da Mulher do Recife e fundadora da Ong Apitação Rejane Pereira. Como não podia deixar de acontecer ela levou apitos e comandou uma orquestra de apitaços. A cineasta carioca Lucia Murat recebeu o seu premio do ator Marcos Winter e a Leticia Sabatella entregou o último para a teóloga e defensora dos direitos humanos do Rio de Janeiro Marcia Miranda. Também gostei muito do seu speeh.


O deputado federal do PT Alessandro Molon (Foto: Divulgação)

A presença mais elegante e bonita não foi nenhum ator e sim o deputado federal Alessandro Molon. Também anotamos o secretário Antônio Figueira, presidente da Hemobras Romulo Maciel Filho, Ricardo Paiva do Creme-pe, os jornalistas Italo Rocha e Jô Mazzarolo com o irmão frei Isidoro, a economista Telma Liege.

Gostou ?
Compartilhe !