Fernando Machado

Serviço de utilidade pública

O verão não deve significar sofrimento para os idosos, já que o simples hábito de tomar água e usar protetor solar pode evitar problemas graves e até a morte de pessoas nesta faixa etária, como tem ocorrido no litoral paulista desde o início do ano. Quem chama a atenção para o fato é a Secretaria de Saúde do Recife, que ressalta a importância de todos redobrarem a atenção e tomarem alguns cuidados específicos nessa época do ano.

Para os mais velhos, os maiores contratempos trazidos pelo calor e pela exposição excessiva ao sol costumam ser desidratação, insolação, problemas de pele e esgotamento físico. É preciso saber reconhecer alguns desses transtornos. Sede intensa, redução da eliminação de urina, boca e lábios ressecados, pulsação rápida, olhos secos e fundos são as características mais comuns e sinônimas de atenção.

A gerente de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Prefeitura do Recife, Kátia Magdala, todos devem tomar cuidado com o sol. E lembra que Atualmente, o Recife é a terceira capital brasileira com maior percentual de idosos: aproximadamente 144 mil pessoas residentes na capital pernambucana têm 60 ou mais anos de idade.

Aumentar o consumo de água, chás, água de coco e sucos de fruta. É recomendado beber, em média, dois litros de água por dia; Ter uma alimentação leve, rica em frutas e verduras; Evitar se expor ao sol das 10h às 16h. Caso não seja possível, usar protetor solar; Evitar ambientes quentes; Usar roupas frescas e claras; Não se automedicar; Utilizar chapéu e procurar levar uma garrafa de água térmica quando sair de casa e Evitar atividade física muito intensa.

Gostou ?
Compartilhe !