Fernando Machado

Samba reina na terra do Frevo

mestre-sala-porta-bandeira
Giovanna e Marquinhos arrasaram no Marco Zero (Foto: Lu Streithorst)

Ontem, à noite, foram iniciadas as comemorações dos 475 anos de fundação do Recife com o samba nocauteando o frevo, o maracatu e os caboclinhos. No palco do Marco Zero só deu samba. Primeiro se apresentou Belo Xis depois Wellington do Pandeiro e a Gigante do Samba. Para não ficar em branco subiu ao palco uma representação do Galo da Madrugada.

s-eduardo-joao-da-costa-campos
Eduardo Campos e João da Costa (Fotos: Fernando Machado)

A grande atração musical da noite surgiu às 20h15, estamos nos referindo à Escola de Samba Unidos da Tijuca, campeã do carnaval carioca, com um enredo em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, sendo saudada por uma queima de fogos deslumbrante, nascendo nos arrecifes.

s-nana-vasconcelos-usha-pitts
O percussionista Naná Vasconcelos e a consul dos Estados Unidos Usha Pitts

Quando o puxador Bruno Ribas da azul e amarelo soltou o vozeirão com “Nessa viagem arretada / “Lua” clareia a inspiração / Vejo a realeza encantada / Com belezas do sertão!” Então lá do céu uma lua lindamente cheia ficou observando tudo tudo. Já as estrelas não deram as caras no céu do Recife Antigo. Não perdoram a falta de respeito ao frevo, ao maracatu e aos caboclinhos.

s-alberto-feitosa-fernando-horta-jo-mazzarolo
O secretário Alberto Feitosa, o presidente da Unidos da Tijuca Fernando Horta e a jornalista Jô Mazzarolo

Para não dizer que o frevo não teve vez colocaram um pedacinho do Galo da Madrugada, com destaque para os bonecos gigantes (Capiba, Nelson Ferreira e Luiz Bandeira à frente). Quando o primeiro casal de mestre-sala Marquinhos e Giovanna, fantasiados de Lampião e Maria Bonita, começaram a evoluir impecavelmente Capiba, Nelson e Bandeira desceram a rampa. Não havia mais motivos para eles estarem ali.

s-luiza-possi-nena-queiroga
As cantoras Luiza Possi e Nena Queiroga

A comissão de frente resolve então descobrir por que coroar Luiz Gonzaga de novo e dessa vez como Rei do Sertão: abre sua sanfona e liberta a alma do instrumento. Os movimentos do fole revelam a essencia desse artista. Então Viva o Rei! Viva o Sertão!

s-fabiana-amorim-bruno-tenorio
Os simpáticos marketeiros da Unida da Tijuca Fabiana Amorim e Bruno Tenório

O governador Eduardo Campos e o prefeito João da Costa estavam no camarote sozinhos, pois a primeira do Estado Renata estava nos States e a primeira dama do Recife, Marilia, estava com uma virose. O chefe do executivo pernambucano assistiu parte da apresentação da Unidos da Tijuca e retornou para o Campo das Princesas, pois seria anfitrião de um jantar para os diretores da Unidos da Tijuca. Será alguem da imprensa pernambucana foi convidada? Acho dificil.

s-lourdes-brennand-gisela-latache-renata-carvalho-catarina-moon-maria-francisca-bezerra-paula-guerra
Lourdes Brennand, Gisela Latache, Renata Carvalho, Catarina Moon, Maria Francisca Bezerra e Paula Guerra

Os secretários de Turismo Alberto (Pernambuco) Feitosa à côté Adriana e André (Recife) Campos com Virginia foram excelentes anfitriões. O bufê da Arcádia estava impecavel, tinhamos cachorro-quente, ensopadinho de siri, caldo de feijão e de peixe, tabua de queixos finos, etc. O sucesso porém foram os pastéis de festa, como diria Narcisa T, “ai que loucura!”

s-daniela-virginia-andre-bruna-campos
Virginia Campos com seu gatinho André as gatinhas Daniela e Bruna

Gostou ?
Compartilhe !