Fernando Machado

Réquiem para a Miss Brasil de 1956

Miss Universo de 1956, Carol Morris e Maria José Cardoso em Long Beach (Foto: O Cruzeiro)

Maria José Cardoso, do Rio Grande do Sul, não era gaucha, e sim de Santa Catarina, foi eleita Miss Brasil de 1956, em 16 de junho de 1956, no Quitandinha, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A Miss Rio Grande Sul tinha 1m70, busto 95cm e quadris 96cm, que foi vaiada porque a preferida era Miss Distrito Federal Leda Brandão Rau. Maria José foi coroada pela Miss Brasil de 1955, Maria Emilia Correa Lima.

Maria José Cardoso na Travessa do Comercio, onde morou Carmen Miranda (Foto: O Cruzeiro)

Maria José Cardoso de traje de gala e maiô dourado (Foto: O Cruzeiro)

Na comissão julgadora estavam, entre outros, Miss Universo de 1930, Iolanda Pereira de Oliveira. Que era gaucha. É bom lembrar que Maria José Cardoso ficou no Top 15, do Miss Universo, cuja vencedora foi a norte-americana Carol Morris. Do alto dos seus 84 anos de idade, pois nasceu no dia 19 de março de 1935, ela morreu quinta-feira. Engraçado que Maria José nasceu em Santa Catarina e morreu em São Paulo, foi casada duas vezes e deixou dois filhos. De gaúcha apenas o titulo.

O Top 5 do Brasil Maria de Jesus Holanda do Ceará, Leda Brandão Rau do Distrito Federal, Luzia Aliete Borges do Pará, Maria José Cardoso, Regina Vieira de São Paulo, e Eli de Arevedo Pires do Estado do Rio (Foto: O Cruzeiro)

Gostou ?
Compartilhe !