Fernando Machado

Renovação dos Conselhos Evangélicos

f-frei-guto
Frei Luiz Augusto ao lado dos 13 freis (Foto: Fernando Machado)

Durante a festa de Santa Maria dos Anjos da Porciuncula que aconteceu no Convento de Santo Antônio, na Rua do Imperador, tivemos a renovação dos Conselhos Evangélicos de 13 frades. Antes da Santa Missa aconteceu a Benção do Santíssimo, presidida pelo Frei Marconi Lins, Ministro Provincial da Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil.

f-faustino-dennys-marconi-lucinaldo-alleanderson
O provincial Frei Marconi entre freis Faustino, Dennys, Lucinaldo e Alleanderson (Foto: Fernando Machado)

Às 16h, o sino, com mais de 300 anos, tocou e então os frades entraram em procissão, à frente a Cruz de São Damião e a Regra dos Frade Menores, seguiram para o altar. O convento é datado de 1606 e foi o primeiro templo construído no Recife. O comentarista foi Frei Luiz Augusto. O ministério musical foi com os freis Edilson e Faustino ao violão.

f-quatro-fatima-sobral
Freis Adriano, Lucinaldo, Dennys, Alleanderson e Jayro (Foto: Fátima Sobral)

A primeira leitura coube ao frei José Reinaldo, o Salmo foi cantado pelo Frei Edilson e a segunda leitura foi lida por Izabel Ferraz. A proclamação do Evangelho coube ao Frei Francisco de Assis e a homilia pelo Frei Marconi Lins. O sermão, como se dizia antigamente, de Frei Marconi foi irrepreensivel. Ele fala numa linguagem simples e nos leva a um grande momento de meditação.

f-seis-fatima-sobral
Freis José Reinaldo, Janael, Izael, Edmar, Juscelino e Diego (Foto: Fátima Sobral)

Depois aconteceu a renovação dos votos de pobreza, castidade e obediência dos freis Adriano, Juscelino, Izael, Edmar, Janael, José Reinaldo, Edilson, Jayro, Alleanderson, Dennys, Lucinaldo Faustino e Diego. E na seqüência tivemos a oração dos fieis, lida pelo ex-frei Aristóteles, que apesar de ter deixado o convento continua católico fervoroso.

f-juscelino-edmar-janael-jayro
Freis Juscelino, Edmar, Janael e Jayro (Foto: Fernando Machado)

No final aconteceu no claustro um lanche com direito a um fundo musical daqueles de elevar a alma, coube aos 13 fres. Entre as música interpretaram O Barco que é um chamado á vocação. A senhora Eulina Maria Santana Ferreira veio de Alagoas, especialmente para prestigiar o filho Frei Dennys. Frei Marconi aproveitou sua presença e a pediu para abraçar os demais freis que fizeram a renovação.

f-frei-roberto-faustino
Freis Roberto e Faustino (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !