Fernando Machado

Recife Sabor & Arte

O presidente da Abrasel-PE, Mário Jorge Carvalheira, comandou o almoço-coletiva de imprensa, ontem, no Restaurante Villa, na Rua da Hora. O motivo era o lançamento do maior encontro gastronômico do planeta, o Festival Recife & Sabor, que vai reunir 41 restaurantes em torno da cultura da capital do frevo e do maracatu, até o próximo dia 30. Falaram na ocasião o diretor executivo Walter Jarocki, e o presidente Mario Jorge.

valter-jarocki-leonardo-lamartine-mario-jorge-carvalheir_
Valter Jarocki, Leonardo Lamartine, Mário Jorge Carvalheira e Isabela Jarocki (Foto: Luka Santos)

Walter explicou que este ano o FR&S terá como tema Gastronomia e Arquitetura, quando os chefs vão criar pratos com um nome de ponto turístico do Recife. O cardápio teve projeto da D. Design, leia-se Francisco Veras Junior, e as fotos (pratos e monumentos) de Eudes Santana, assim como o livro que será vendido nos restaurantes.

camurim-da-hora-eudes-santana
Camurim da Hora, o prato do Villa no evento (Fotos: Eudes Santana)

Para quem não sabe Recife é o maior pólo gastronômico do Norte e Nordeste brasileiros e tem gente que arrisca ser o segundo do Brasil, mas deixa pra lá. Antigamente os turistas desciam na cidade vinham em busca de praia e cultura, agora foi acrescentado o item gastronomia. E sabe quais são os pratos mais procurados pelos visitantes? Bode e frutos do mar. A press pode degustar o prato do Villa, batizado de Camurim da Hora (uma alusão à Rua da Hora), composto de papillote de camurim ao creme de açafrão, com cenoura, acelga e espinafre, arroz Jasmine na manteiga. Uma delícia.

banana-rua-48-eudes-santana
A sobremesa do Villa é Banana Rua 48

A Abrasel-PE está trabalhando em mais quatro festivais gastronômicos: O Sabores Sertão (Triunfo e Serra Talhada), Sabores do Vale (Petrolina e Juazeiro), Sabores de Gravatá e Sabores Porto de Galinhas. Walter não esqueceu de lembrar outra atração do festival, a Corrida dos Garçons, aberto para todos os profissionais de qualquer restaurante.

Gostou ?
Compartilhe !