Fernando Machado

Recife Bom de Garfo

A realeza da gastronomia pernambucana participou do alinhado jantar beneficente, da nona edição do Festival Gastronômica de Pernambuco, realizado terça-feira, no Arcádia Boa Viagem, intitulado Recife Bom de Garfo. Foi uma noitada bonita e com gosto de filantropia, pois a renda foi destinada para o Espaço Maria Helena Marinho, do Movimento Pró-Criança.

g-chefs2
Maria Lecticia Cavalcanti, Beth Itamar, Lana Bandeira, Celinha Batista e Madalena Albuquerque (Foto: Dante Barros)

Maria Helena foi uma amiga muito querida, que ao lado de Paulo Marinho promoveu grandes festas no Cabanga. O jantar foi à inglesa, com direito a sousplat e tudo, além de três pares de talhares e quatro taças para água, vinhos e espumante. A decoração estava bonita e foi assinada por Leo Peixoto. O menu foi assinado pelas primeiras damas da culinária recifense: Beth Itamar, Celinha Batista, Lana Bandeira de Melo, Lectícia Cavalcanti e Madalena Albuquerque.

g-carla-paiva-lu-melo-renata-campos-socorro-lapenda
Carla Arraes, Lu Melo, Renata Campos e Socorro Lapenda (Foto: Fernando Machado)

O fundo musical foi também muito caprichado. Primeiro se apresentou a Orquestra Movimento Pró-Criança do Espaço Maria Helena Marinho, sob a regência do maestro Crisóstomo Santos e depois a Orquestra Sinfônica Sol Maior tendo como regente o maestro Ricardo Diniz. O programa estava perfeito, suave como manda um jantar desse porte. A jornalista Ana Cláudia Lins serviu de mestre de cerimônias para algumas homenagens.

g-paula-roberta-imperiano
Paula e Roberta Imperiano (Foto: Fernando Machado)

Porém todas as atenções do encontro estavam para o cardápio. Como entrada fios de pupunha com pimenta de cheiro e semente de aroeira parma e queijo grana ao molho de gengibre e pimenta by Beth Itamar. Depois foi servido A segunda entrada, gratin de jerimum com camarões rosa salteados em pesto de coentro e castanhas de caju, com suave toque de mirtilos doces e pimenta rosa, by Madalena Albuquerque.

g-georges-thevozbeth-ithamar-cesar-santos
Os chefs Georges Thévoz, Beth Itamar e Cesar Santos (Foto: Fernando Machado)

O prato de resistência foi filé de peixe em crosta de pão ao forno com molho e caju caramelo by Maria Lecticia Cavalcanti além de codorna recheada com mousse de foie gras, uvas carameladas, arroz selvagem e molho de amoras by Celinha Batista. E para deixar a noite ainda mais doce, Lana Bandeira serviu as sobremesas verrine de banana e maracujá, copinho de chocolate com cheesecake, copinho de ganache e mini brownie. Nessa guerra gastronômica não teve vencedora. Acompanharam os pratos, rótulos tintos, brancos, rosés e espumantes da vinícola Rio Sol.

g-socorro-lapenda-sabrina-barbosa
Socorro Lapenda e Sabrina Barbosa (Foto: Fernando Machado)

O evento reuniu cerca de 180 pessoas dividas em mesas de seis lugares, mais fino impossível. A primeira dama do Estado Renata Campos estava lá em grande noite. Também anotamos o secretário Samuel Oliveira à côté Samira e Roberta Correa do Sebrae parceiros da noitada chiquitosa. A estilista Roberta Imperiano que pouco comparece às festas estava com a irmã a colunista Paula Imperiano. Flávia de Gusmão, Wanessa Lins, Daliana Martins, Daniella Gusmão, Thayze Boldrini assim como alguns membros do D8 e R8 testemunharam o sucesso do jantar.

Gostou ?
Compartilhe !