Fernando Machado

Recife: A Porta do Atlântico

Ontem, a convite do comandante do Terceiro Centro Integrado de Deesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo, o CINDACTA III, brigadeiro Cesar Farias Guimarães, um grupo de jornalista  conheceu o funcionamento daquele importante órgão da Força Aérea Brasileira. Primeiro tivemos uma palestra do brigadeiro Cesar, cujo foco foi a reestruturação da FAB. O Recife saiu perdendo nessa nova estrutura. Nossa cidade sediava o II Comando Aéreo Regional. Para se ter uma ideia naquele espaço criado pelo brigadeiro carioca Eduardo Gomes, atualmente não existe nenhuma aeronave. Todas foram transferidas para Natal, no Rio Grande do Norte.

O brigadeiro Cesar e sua esposa Taciana (Foto: Fernando Machado)

O brigadeiro Cesar, que é um gentleman, além de comandante do CINDACTA III é comanda a Guarnição que abrange todo Nordeste, incluindo o Centro de Controle do Atlântico, cuja área é de 10.991.597k². Depois foi exibido um vídeo sobre as ações da entidade aérea. Aquele espaço é uma Porta do Atlântico ou melhor uma Janela para o Futuro. Depois o jornalista Adrian Alexandri, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, também deu algumas importantes informações. Na sequencia a press fez um tour pelo centro de operações integradas composto de dois Centro de Controle de Aérea.

O grupo de jornalistas (Foto: Denise Fontes)

Sem dúvida um mundo mágico onde cada explicação nos deixava confiantes na segurança de uma viagem aérea. O tour terminou na Torre de Controle de Voo, onde se pôde constatar os técnicos em ação. O CINDACTA III é subordinado ao Departamento de Controle Aéreo, cuja sede é no Rio de Janeiro, representado pela jornalista Denise Fontes. Participaram da visita os jornalistas João Alberto Sobral, Samuel dos Santos, Denis Cavalcanti, Mona Lisa Dourado, Maria Eduarda Farias, Luiz Mendonça, e Edmundo Fernandes.

Gostou ?
Compartilhe !