Fernando Machado

Recepção a bordo do Esmeralda

Considerado o terceiro maior veleiro do mundo, o navio escola Esmeralda, da Armada do Chile, também chamado de Dama Branca, foi construído nos estaleiros da Sociedade Astileiros de Cadiz, na Espanha, e comprado em 1951, pelo governo do Chile. Ele foi inaugurado, como navio escola, no dia 15 de junho de 1954. O Esmeralda que atracou no Porto do Recife, quarta-feira, já esteve no Porto de Fortaleza, duas vezes.

b-jaime-gazmuri-mujica-paulina-elissetche-carlos-fiedler-pinto-duda-antonino

Jaime Mujica, Paulina Elissetche e Carlos Fiedler (Foto: Duda Antonino)

b-afranio-de-paiva-moreira-junior-lazaro-dias

O almirante Afrânio de Paiva Moreira Neto e o capitão dos Portos Lazaro Dias (Foto: Fernando Machado)

b-antonio-rodrigues-alberto-osorio-fernando-pereira

O mar e guerra Antônio Rodrigues, o adido naval do Chile Alberto Osorio e comandante Fernando Pereira (Foto: Fernando Machado)

Pela primeira vez o navio-escola visita o Porto de Recife, em seus mais de 60 anos de história. Ele zarpou de Valparaiso, no Chile, no dia 31 de maio deste ano. Nesta sua 60ª viagem de instrução ele viajou cerca de 40 mil quilômetros, visitando 11 portos e 9 países. Passou 138 dias no mar e 52 dias atracados nos portos. No dia primeiro de julho chegou a Willemstad, em Curaçao. O Esmeralda tem como comandante o capitão-de-mar-guerra, Carlos Fiedler Pinto.

b-dietmar-bock-monika

O Cônsul da Alemanha Dietmar Bock e Monika (Foto: Fernando Machado)

b-richard-reiter-tonery-pernambucano-jr-bruno-bisson

O cônsul dos Estados Unidos Richard Reiter, o comandante Tonery Pernambucano e o cônsul da França Bruno Bisson (Foto: Fernando Machado)

b-luciana-silvio-leimig-isabel-nunes-gilson-cedrim

Luciana e Silvio Leimig, Isabel Nunes e o cônsul honorário do Chile Gilson Cedrim (Foto: Fernando Machado)

No dia 4 de agosto chegou em Ruan, na França, terra do cônsul geral da França, Bruno Bisson. Aliás ele foi oficial da Marinha da Francesa por mais de 20 anos. Na sequencia passou pela Alemanha, Holanda, Reino Unido, Portugal, Espanha, e agora Recife, de onde segue para Bueno Aires, depois Punta Arenas, no Chile, e finalmente no dia 6 de dezembro chega de onde partiu, ou seja, Valpaiso.

b-axel-sanz-manuela-leimig-jose-olea

A jornalista Manuela Leimig entre os guardas-marinha Axel Sanz e José Olea (Foto: Fernando Machado)

b-carolyn-parker-axel-sanz-juan-vasquez-david-fagergren

A cônsul Carolyn Parker, o guarda-marinha Axel Sanz, vice-consul Juan Vazquez e o adido do Exército do Consulado norte-americano David Fagergren (Foto: Fernando Machado)

b-banda-jorge-garruine

O maestro Jorge e sua banda (Foto: Fernando Machado)

Um momento de emoção deve ter sido quando no dia 15 de setembro, ele atracou no Porto de Cadiz, na Espanha, onde ele foi construído. De lá, O Esmeralda, partiu para o Recife onde ficaram no mar por 25 dias. Ele tem 113 metros de cumprimento, quatro mastros, e uma tripulação de 314 pessoas, sendo 34 mulheres. Traz a bordo nove Guardas-Marinha (Argentina, Austrália, Brasil, Equador, Israel, Nova Zelândia, Uruguai e 94 chilenos).

b-edilmar-costa-de-melo-marcia-lazaro-dias

Edilmar Costa de Melo, Márcia Dias e o comandante Lázaro Dias (Foto: Fernando Machado)

b-flavia-ximenes-frederico-primo

Juiza Militar Flávia Ximenes à côté o almirante Frederico Primo (Foto: Fernando Machado)

b-lavion-omri--paula-carrasco-caroline-evans-megan-engelback-tahnee-brauer-luis-felipe-gracia

Os guardas marinhas Lavion Omri, Cesar Andrada, Paula Carrasco, Caroline Evans, Megan Engelback e Tahnee Brauer (Foto: Fernando Machado)

Pois bem, foi nesse cenário que o embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica e sua esposa Paulina Elissetche, o comandante Carlos Fiedler Pinto ao lado da esposa Macarena Ugarte, receberam os convidados para um bem organizada e bonita recepção que aconteceu no convés do NE Esmeralda, com destaque para o guincho de cabestrante recoberto por bronze. Tivemos duas falas, a do mar-e-guerra Fiedler e a do diplomata Mujica.

b-rafael-gribel-luiz-felipe-graças-caroline-evans-tahnee-brauer-megan-englebach-cesar-andrada

Rafael Gribel, Luiz Felipe Gracia, Caroline Evans, Tahnee Brauer, Megan Engelback e Cesar Andrada (Foto: Fernando Machado)

b-victor-contreras-yerko-lillo-diego-cifuentes-francisco-garcia-huiddza

Victor Contreras, Yerko Lillo, Diego Cifuentes e Francisco Garcia (Foto: Fernando Machado)

b-lavion-omri-rafael-gribel-vanesa-corimayo-cristian-albuja-cesar-andrada

Lavion Omri, Rafael Gribel, Vanêsa Corimayo, Cristian Albuja e Cesar Andrada (Foto: Fernando Machado)

Durante toda recepção o fundo musical foi com a banda, de marinheiros do NE, formada por 15 músicos sob a batuta do maestro Jorge. No setlist Música Popular Brasileira. Em tempo: um Navio-escola é utilizado para instrução para aspirantes a oficiais das diversas academias ou escolas de Marinha Mercante ou de Guerra. Pode tratar-se de uma antiga embarcação, reformada e adaptada para esse fim, ou uma nova, especialmente projetada e construída. Neste último caso muitas vezes constituiu-se numa réplica de uma embarcação tradicional ou histórica.

b-pamela-paredes-paulina-elissetche-macarena-ugarte-marcia-dias

Pamela Paredes, Paulina Elissetche, Macarena Ugarte e Márcia Dias (Foto: Fernando Machado)

b-sergio-avellar-valeria-maria-luisa-jorge-aragão

Sérgio e Valéria Avellar, Maria Luiza e Jorge Aragão (Foto: Fernando Machado)

b-esmeralda

O Navio Escola Esmeralda atracado no Porto do Recife (Foto: Fernando Machado)

O bufê de fazer inveja a Apicius no cardápio Crostinis Surtidus, charcuteria, chorizo sarta, salame italiano, jamon ahumado, pechuga de pavo assado, jamon serrano en pierna glaseada, ceviche de salmón. Chupe de jaiba, empanada ostin queso, mini empanada de pino, mini pastel de choclo, mini cheesecake, pastelillos panqueque naranja, torta croquembuche, mote con huesillo. Tudo isso regado a pisco sour, vino tinto e vino blanco, espumante, espuma de pisco, jugos.

Gostou ?
Compartilhe !