Fernando Machado

Passagem de comando do II Comar

Linda e impecável foi à passagem de comando do II Comando Aéreo Regional, realizado, quarta-feira, no seu Quartel General, em Boa Viagem. Desde o convite, retratando o episódio histórico “Os 18 do Forte”, de Copacabana, até a cerimônia cheia de pompa e circunstância. Quando mestre de cerimônia, suboficial Balbino, anunciou a participação do Coral Asa Branca, formado por 12 esposas de oficiais da Aeronáutica, acrescido de 20 vozes de militares, regido pelo capitão Moisés da Paixão, estava começando o espetáculo.

p-gustavo-gorette-telles-tibeiro-raquel
O brigadeiro Telles Ribeiro com a mulher Gorette e os filhos Gustavo e Raquel (Fotos: Fernando Machado)

Primeiro os convidados ouviram um trecho da Ópera Nabuco de Verdi, e aos poucos nossos ouvidos eram premiados com o som da Banda de Música da Aeronáutica, executando o Bolero de Ravel, a trilha sonora do filme O Mágico de Oz, a 9ª Sinfonia de Beethoven, além de dobrados. Pense numa tropa desfilando com o fundo musical de dobrados e intercalado de peças eruditas. Inesquecível!

p-maria-de-lourdes-louis-jackson-josua-costa
O brigadeiro Louis Jackson Josua Costa e sua Maria de Lourdes

Tudo começou no final da tarde, às 16h30, com a chegada do comandante-geral de Operações Aéreas, brigadeiro João Manoel Sandim de Rezende, que presidiu a solenidade e a do comandante do II Comar, brigadeiro Antônio Guilherme Telles Ribeiro, que foram recebidos com as honras militares de estilo. E para homenagear Pernambuco, foi cantado o nosso hino pelo forrozeiro Santana, que não satisfeito pediu que todos participassem do coral.

p-marius-christopher-de-corso
O comandante do CMNE, Marius Teixeira Neto e o cônsul Christopher del Corso

Também tivemos o deslocamento da tropa, comandada pelo tenente coronel Luiz Cláudio Topan, ao som da canção mais popular da II Guerra Mundial Lili Marlene. Depois o comandante substituído, Telles Ribeiro e o substituto, brigadeiro Louis Jackson Josuá Costa ocuparam o dispositivo previsto para a passagem de comando.

p-nilson-caldas-ananias-glaucia
O comandante da 7ª Região Militar Nilson Caldas Ananias à côté Gláucia

Tivemos três falas: a do brigadeiro Rezende, a dos brigadeiros Telles Ribeiro e Josuá. Outro momento emocionante foi quando os dois passaram em revista à tropa. Já estava anoitecendo quando aviões da FAB sobrevoaram o local, tendo uma lua nova como testemunha, dando um toque especial. Ainda tivemos a cantora lírica Diana Kezi interpretando a música O Sonho Impossível. Encerrada a solenidade foi servido um coquetel de confraternização no hall de entrada do QG, assinado por Josy Martins.

p-manoel-silva-jr-silvana
O comandante da Base Aérea de Fortaleza, Silva Júnior e Silvana

Impossível citar presenças, mesmo assim destacamos os prefeitos João da Costa e Elias Gomes, os desembargadores Eneida Correia de Araújo, Bartolomeu Bueno e Luiz Gurgel de Faria, os deputados Sebastião Rufino, Alberto Feitosa e soldado Moisés, vereador André Ferreira, os comandantes do CMNE general Marius Teixeira Neto, e do III Distrito Naval almirante Edison Lawrence Dantas, os cônsules Toshio Watanabe, Thomas Wülfing, Christopher Del Corso (impecável com sua farda de tenente coronel do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos) e Weber Wanderley Lins.

Gostou ?
Compartilhe !