Fernando Machado

Parabéns, Santa Cruz!

Há 100 anos era fundado no Pátio de Santa Cruz, diante da Igreja Igreja da Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra, o Santa Cruz Futebol Clube. Os fundadores do Santa Cruz foram José Luiz Vieira (1º presidente), Abelardo Costa, Augusto Ramos, Quintino Paes Barreto, Augusto Câmara, Luiz Barbalho Uchoa Cavalcanti, Orlando Santos, José Glycerio Bonfim, Oswaldo Ramos e Alexandre Carvalho.

sc-1915

Esse foi o time do Santa Cruz em 1915 (Foto: Divulgação)

Eis a Ata de fundação do Santinha, em 3 de fevereiro de 1914. “Aos treis de fevereiro de mil novecentos e quatorze a rua da mangueira no. 02, distrito da Boa Vista, pelas19 horas, reuniram-se os srs. Quintino Paes Barreto, José Luiz Vieira, José Glycerio Bonfim, Abelardo Costa, Augusto Franklin Ramos, Orlando Elias dos Santos, Alexandre Carvalho, Oswaldo dos Santos Ramos, Luiz de Gonzaga Barbalho Uchoa e Augusto Dornelas Câmara, para a fundação de uma sociedade de “foot-ball”.”

sc-jose-quintino

O primeiro presidente José Luiz Vieira e o segundo, Quintino Miranda (Foto: Divulgação)

E prossegue: “Proclamado presidente o Sr. Augusto Ramos é pelo mesmo aceito tendo convidado o Sr. Luiz Barbalho para secretariar a mesma. O presidente expôs o fim da reunião que é a fundação de uma sociedade que tomaria por título “Santa Cruz Foot-Ball Club” adoptando como principal sport o foot-ball. Sendo posta em discussão é aprovada. O sr. presidente comunica que vai-se proceder a eleição para a primeira directoria procedida é eleita a seguinte. E a primeira diretoria ficou formada; Presidente Sr. José Luiz Vieira, Vice Presidente Sr. Quintino Miranda Paes Barreto, 1o Secretário Sr. Luiz Gonzaga Barbalho Uchoa, 2o. Secretário e Orador Sr. Augusto Dornellas Câmara, Thesoureiro Sr. Augusto Franklin Ramos e Diretor de Sports Sr. Orlando Elias dos Santos.”

sc-capiba-nelson-luiz

Capiba, Nelson Ferreira e Luiz Bandeira estão no céu cantando “Parabéns para você” (Fotos: Divulgação)

Tendo sido empossada, o Secretário lê os estatutos da nova sociedade que são aprovados em seguida tratou-se das cores que o clube adoptaria a seu pavilhão, sendo escolhido as cores branca e preta, sendo aprovada tendo o sr. Alexandre Carvalho portado-se mal é repreendido pelo presidente e porto na acta um voto de censura ao mesmo não havendo assumptos a discutir-se o sr. Presidente encerrou a sessão depois de haver marcado o dia 07 de fevereiro para nova reunião. (a) Augusto Câmara –2o. secretário”.

Gostou ?
Compartilhe !