Fernando Machado

Parabéns, Porto do Recife!

O Porto do Recife comemorou segunda-feira, seus 98 anos de porto organizado, apesar dos seus mais de 400 anos de ancoradouro rudimentar que deu origem à própria cidade do Recife. Apesar de intimista, o encontro foi muito bom. A administração organizou uma festa com a comunidade portuária e seus colaboradores. Tivemos uma palestra sobre Gestão da Emoção, ministrada pela assessora de relações institucionais da Secretaria da Controladoria Geral do Estado, Karla Júlia Marcelino.

porto-carlos-vilar-marcelo-petrile-flavio-gouveia

Carlos Villar, comandante Marcerlo Petrille e Flávio Gouveia (Foto: Divulgação)

O diretor Comercial e de Operações, Carlos Villar, frisou que o aumento nas operações de açúcar já mostra um crescimento de 20 a 25% em relação a 2015. Outro trunfo é o milho, importado da Argentina e que está sendo distribuído para a avicultura e indústria alimentícia de todo o Nordeste através do ancoradouro recifense. Atualmente, o Recife é uma referência para as principais capitais nordestinas. Com a revitalização do Porto, Pernambuco abriu mais uma porta para o crescimento.

porto-karla-joelia-etla-cruz

Etila Cruz e Karla Júlia Marcelino (Foto: Divulgação)

A história do Porto, apesar de ter sido inaugurado em 12 de setembro de 1918, vai além desses 98 anos. A cidade do Recife nasceu junto com o Porto. Em meados do século XVI, quando os colonizadores portugueses ainda descobriam o Brasil, o navegador Pero Lopes de Souza já registrava, em seu Diário de Viagem, um ancoradouro denominado de Arrecife dos Navios. Esta comemoração representa a estruturação do ancoradouro como porto organizado. Datam de 1815 as primeiras iniciativas para a realização de melhoramentos no antigo ancoradouro do Recife.

Gostou ?
Compartilhe !