Fernando Machado

Parabéns, Diário de Pernambuco!

Hoje a imprensa e os pernambucanos estão em festa. É que o mais antigo jornal em circulação da América Latina, o Diário de Pernambuco, comemora 185 anos de fundação. E esse mérito vai para o tipografo Antonino José de Miranda Falcão ao lançá-lo num formato menor que uma folha de papel almaço, no dia 7 de novembro de 1825, com noticias mais com objetivos comerciais do que mesmo informativa.

dp-antonino-jose-de-miranda-falcao
O tipografo Antonino José de Miranda Falcão (Reprodução)

Antonino que esteve à frente do Diário de Pernambuco de 1825 a 1835, o vendeu para a firma Pinheiro & Faria, morreu no dia 9 de dezembro de 1870, no Rio de Janeiro, pobre e esquecido. Nas mãos de Manuel Figueiroa de Faria, seu estilo mudava de combativo para o carater de conservador e sóbrio. Ele renovou muita coisa, instituindo até edições dominicais, com seções de letras e modas. Foi considerado em 1854, o jornal mais completo do Brasil Imperial.

dp-diario-de-pernambuco
O primeiro exemplar do Diário de Pernambuco (Reprodução)

Em 1901, o Diário foi adqurido pelo Conselheiro Rosa e Silva, depois passou para Carlos Lira Filho e em 1931, para Assis Chateaubriand integrando a cadeia associada. A partir de hoje o DP que passa a publicar produtos em terceira dimensão, tem como presidente o jornalista Joezil Barros, como vice o jornalista Glastone Vieira Belo e como diretor-geral dos Diarios Associados de Pernambuco, Guilherme Machado.

Gostou ?
Compartilhe !