Fernando Machado

Parabéns, Brigada de Infantaria Motorizada!

O historiador militar Maya Pedrosa entre os generais Montenegro e Moura (Foto: Fernando Machado)

Os 44 anos de fundação da 10ª Brigada da Infantaria Motorizada foram comemorados, sexta-feira, pela manhã, no seu Quartel General, encravado no belo santuário da Mata Atlântica, no Curado, onde podemos observar arvores centenárias, com direito a muita pompa e circunstância. Como estava neblinando, os pássaros não deram sinal de sua graça nos céus do Curado.

Alberides Passos deixou de ser padre para lutar na guerra (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia foi presidência do comandante do CMNE, general Athur da Costa Moura. A entrada no pa´tio dos 11 pelotões das companhias que formam a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, ao som do dobrado Acelerado 1, executado pela Banda de Musica do CMNE, sob a regência do maestro Aldair, remetia a um filme de Hollywood. Todo contingente surgia sob a imensa Bandeira do Brasil. Lindo demais.

Darlene e o filho Marcello Diniz Cordeiro (Foto: Fernando Machado)

Um corneteiro deu o toque de acelerado e foram prestadas as honras regulamentares ao general Moura e a seguir a tropa foi apresentada. A 10ª Brigada de Infantaria Motorizada é composta pelo 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (Jaboatão dos Guararapes), pelo 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (Maceió), pelo 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (Garanhuns), pelo 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (Petrolina).

O general Nilson Ananias e sua Gláucia (Foto: Fernando Machado)

Ainda pelo 7º Grupo de Artilharia de Campanha (Olinda), pelo 14º Batalhão Logístico (Recife), pelo 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (Recife), pelo 1ª Companhia de Infantaria (Paulo Afonso), pelo 10ª Companhia de Engenharia de Combate (São Bento do Una), pelo 14ª Bateria de Artilharia Anti-Aérea (Olinda), pela 7ª Companhia de Comunicações (Recife) e pelo 10º Pelotão de Polícia do Exército (Recife).

General Marcelo Aguiar e o jornalista Ronan Drummond (Foto: Fernando Machado)

Outro momento emocionante foi quando a platéia, militares e civis, entoou a canção da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, de autoria de Cloves José Ferreira (letra) e Francisco Sobreira Alencar (música). Também tivemos a entrega de Diplomas de Amigo da Brigada e para 16 autoridades (civis e militares), tendo como fundo musical, Amigos para Sempre tema dos Jogos Olímpicos da Espanha, em 1992, de Andrew Lloyd Webber (música) e Don Black (letra).

O jornalista Antônio Azevedo e o general Geraldo Gomes de Mattos (Foto: Fernando Machado)

Também tivemos uma homenagem mais que especial ao expedicionário Alberides Passos que lutou 11 meses na Itália, na II Guerra Mundial, no dia 9 de dezembro, ela fará 97 anos. Ainda bem o Exercito lembra-se dos seus heróis. Depois tivemos as falas dos comandantes da Brigada general Francisco Humberto Montenegro Júnior e do CMNE, general Arthur Costa Moura. Nas duas falas muito respeito à nação, aos heróis militares e ao povo brasileiro.

Ana Raquel e o general Francisco Humberto Montenegro ao lado do bolo (Foto: Fernando Machado)

E para encerrar a cerimônia militar a tropa, cerca de 300 homens, desfilou ao som do Hino à Guararapes e Fibra de Heróis.  Depois foi servido um coquetel no rancho dos oficiais. O cardápio era de comer rezando para Nossa Senhora dos Prazeres. O prato de resistência foi escondidinho de charque. Um detalhe: a água de coco servida foi dos coqueiros erguidos nos arredores do pátio.O local é muito bonito e acolhedor.

O coronel Francisco Campos Freire à côté Jéssica Priscila da Silva (Foto: Fernando Machado)

Informação Importante: Na década de 70, o Exército Brasileiro sofreu uma profunda transformação em sua doutrina de emprego, evoluindo de Base Regimental-Divisionária, estruturas sob as quais combatera na 2ª Guerra Mundial, para uma nova organização tática, mais adequada às áreas operacionais do contingente sul-americano. A partir desses novos conceitos surgiram as Brigadas de Infantaria e de Cavalaria.

O coronel José Antônio de Sá e Pollyanna (Foto: Fernando Machado)

Assim, dentro da citada evolução, em 17 de agosto de 1973, foi criada a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, ocupando sede provisória na Rua do Hospício, junto ao Comando da 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército. Seu primeiro Comandante, foi o general de brigada Gabriel D’annunzio Agostini. A 10ª Brigada de Infantaria Motorizada ocupou as instalações do atual Quartel-General do Curado, em 26 de novembro de 1976.

O tenente Sena ao lado da arquiteta que projeto o Museu da Brigada (Foto: Fernando Machado)

Antes o local pertencia ao antigo Instituto de Pesquisa Agrícola do Nordeste, órgão do Ministério da Agricultura. Herdeira das tradições dos terços que combateram nos Montes Guararapes, recebeu o estandarte e a denominação histórica de Brigada Francisco Barreto de Menezes. Foi Barreto de Menezes que, enquadrando a força patriota composta de Felipe Camarão, Henrique Dias, Fernandes Vieira, Dias Cardoso e Vidal de Negreiros, expulsou os holandeses.

Os Amigos da Brigada quando recebiam suas homenagens (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !