Fernando Machado

Parabéns, APL e Margarida!

a-rafael-margarida-andrea-canterelli

Margarida Cantarelli entre o filho, Rafael e a nora Andréa (Foto: Fernando Machado)

a-fatima-quintas-vicente

Fátima Quintas e o filho Vicente (Foto: Fernando Machado)

a-auxiladora-joão-carlos-paes-mendonça

Auxiliadora e João Carlos Paes Mendonça (Foto: Fernando Machado)

Há 115 anos, a Praça da Concórdia, atualmente Praça Joaquim Nabuco, no bairro de Santo Antônio, parecia tranquila, mas no prédio diante dela, um grupo de intelectuais instalava na sede do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, a Academia Pernambucana de Letras, aos moldes da Academia de Letras da França. Na presidência estava Joaquim Maria Carneiro Vilela, que fez um discurso, assim como o orador oficial Carlos Porto Carreiro. Prestigiou a sua fundação o governador Antônio Gonçalves Ferreira.

a-praça-joaquim-nabuco2

A Praça da Concórdia atualmente Praça Joaquim Nabuco (Foto: Revista IAHGP)

a-heliana-coutinho-paulo-maranhão

Heliana Coutinho e Paulo Maranhão (Foto: Fernando Machado)

A APL nasceu com apenas 20 cadeiras, atualmente tem 40, Antônio Barbosa Viana (1), João Gonçalves Junior (2), Bianor de Medeiros (3), Carlos Porto Carreiro (4), Gervásio Fioravanti (5), Artur Orlando da Silva (6), João Regueira da Costa (7), Carneiro Vilela (8), Pereira da Costa (9), Eduardo Carvalho (10), Alfredo Ferreira de Carvalho (11), José de Almeida Cunha (12), José Izidoro Martins Souto (13), Henrique Pereira de Melo (14), Ernesto de Paula Santos (15), Farias Neves Sobrinho (16), Sebastião Galvão (17), Luiz de França Pereira (18), Manuel Freire (19) e Celso Pereira (20).

a-elyanna-caldas-silveira-marta-dubeux

Elyanna Caldas e Marta Perez Dubeux (Foto: Fernando Machado)

a-gladstone-vieira-belo-ana-lucia

Gladstone Vieira Belo e Ana Lúcia (Foto: Fernando Machado)

Sem dúvida a criação da Academia Pernambucana de Letras, ou como é chamada Casa Carneiro Vilela, que apesar do prestigio com os imortais teve um reinado muito curto, 11 dias, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro de 1901. Terça-feira, depois de 115 anos, sem a presença do governador Paulo Câmara, representado pelo vice Raul Henry, aconteceu a posse de Margarida Cantarelli cuja cadeira é nº 9, fundada pelo historiador Pereira da Costa, como presidente da Casa, entrega de prêmios literários e de diplomas aos amigos que apoiaram a APL.

a-fatima-marcio-roland-heise-nilson-ananias-lourenço-lima

Fátima e Marcio Roland Heise, Nilson Ananias e Lourenço Lima (Foto: Fernando Machado)

a-leopoldo-raposo-maria-ismenia

Leopoldo Raposo e Maria Ismênia (Foto: Fernando Machado)

Foi uma cerimônia de quantidade e qualidade, cerca de 500 pessoas foram prestigiar o aniversário da APL e posse de Margarida Cantarelli, num modelo do Corte Inglês adquirido em Portugal. O mestre de cerimônia foi o eficiente Kiryl Muniz, que convidou diversas autoridades para compor a mesa principal. Depois tivemos a execução do Hino Nacional Brasileiro e logo a seguir a abertura da sessão solene presidida pela acadêmica Fátima Quintas. Na sequencia o acadêmico Admaldo Matos de Assis fez a saudação aos agraciados do Prêmios Literários e à nova diretoria.

a-laurindo-ferreira-mirella-martins

Laurindo Ferreira e Mirella Martins (Foto: Fernando Machado)

a-marly-sergio-mota-geralda-farias

Marly Mota e o filho Sérgio com Geralda Farias (Foto: Fernando Machado)

O acadêmico Roque de Brito Alves entregou o premio Antônio de Brito Alves para Flávio Henrique Brayner. Fátima Quintas entregou o Prêmio Amaro Quintas para Paulo Santos de Oliveira. Sônia Marques recebeu o Prêmio Edmir Domingues. Paulo Santos de Oliveira o Premio Elita Ferreira. O acadêmico Amaury de Medeiros entregou o Premio Waldemar Lopes para Paulo Camelo Almeida, que discursou em nome dos agraciados dos prêmios.

a-admaldo-matos-conceição

Admaldo Matos de Assis e Conceição (Foto: Fernando Machado)

a-nancy-freitas-cecilia-maciel-gadelha

Nancy Freitas e Cecilia Maciel GAdelha (Foto: Fernando Machado)

A partir dai Fátima Quintas entregou os Diplomas para Elyanna Caldas, Gerson de Aquino Lucena Junior, Francisco de Assis Nunes, Raphaela Nicácio, Emanuele Alves, Adriano Cabral, Hilda Torres e Fernando Machado. Do Jornal do Commercio receberam Ivanildo Sampaio, Laurindo Ferreira, Cleide Alves e Mirella Martins. Pelo Diário de Pernambuco levaram o pergaminho Tiago Barbosa, Felipe Torres, João Alberto e Larissa Lins.

a-roque-de-brito-alves-nilzardo-carneiro-leão

Roque de Brito Alves e Reynaldo Carneiro Leão (Foto: Fernando Machado)

a-roberta-marcela-jungmann

Roberta Jungmann e a filha Marcela (Foto: Fernando Machado)

Pela Folha de Pernambuco ganharam diplomas Roberta Jungman, Tatiana Meira e Hugo Viana. Pela TV Globo faturaram Rafael Pimenta, Thais Toledo e Meiry Lanunce. Pela CEPE Ricardo Leitão e Ricardo Melo. Depois a presidente Fátima Quintas fez seu discurso de encerramento. E finalmente tivemos a posse e as palavras da nova presidente, Margarida Cantarelli. A parte solene terminou com a execução do Hino de Pernambuco.

a-sheila-wanderley-joão-alberto

Sheila Wanderley e João Alberto (Foto: Fernando Machado)

a-silvia-cavalcanti-maria-lecticia-cavalcanti

Silvia Couceiro Cavalcanti e Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti (Foto: Fernando Machado)

Depois aconteceu um coquetel nos jardins da Academia Pernambucana de Letras, grifado pelo Portofino, leia-se Jane e Rafaela Suassuna. No cardápio, de se rezar para São Timoteo, tínhamos bobó de camarão com arroz de castanha; arroz de pato com cubos de manga grelhada, ravióli de maçã verde com queijo meia cura ao molho de gorgonzola e castanhas, lascas de filé mignon ao molho de vinho Bourdeaux, acompanhado de risoto de parmeggiano. Tudo isso regado a espumante Salton Brut, sucos de frutas da época e refrigerantes. O fundo musical, maravilhoso, foi com José Arimateia e o Quinteto de Prata.

a-tinani-almeida-anete-cunha-eliane-souto-carvalho

Tinane Almeida, Anete Cunha e Eliane Souto Carvalho (Foto: Fernando Machado)

a-marcelo-villocq-simone-enio-cantarelli-carlos-fernando-moreira-clara

Marcelo Villocq, Simone e Enio Cantarelli, Clara e Carlos Fernando Moreira (Foto: Fernando Machado)

a-kiryl-muniz-joão-aurelio-souza-zauby-ferreira

Kiryl Muniz, João Aurélio de Souza e Zauby Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !