Fernando Machado

Paloma, Brian, Maracatu & Frevo

Luciana, Paloma e Brian em tempo de despedidas (Foto: Fernando Machado)

Paloma, Brian e Maria Luciana Nunes estão com uma cota muito alta junto a São Pedro. Depois de um dia chuvoso, lá para 15h, a chuva parou e a festa de despedida para a cônsul de Política e Economia do Consulado Geral dos Estados Unidos, Paloma Gonzalez e o marido Brian Cohn, realizada na Rua da Guia, diante da ExclusivaBR, foi sensacional. Hoje, Paloma e Brian viajam para Washington D.C., onde ela assume novas funções.

Brian, Paloma, Patricia Menge, Vanessa Dobbin e Joana Cavalcanti (Foto: Fernando Machado)

O encontro teve gosto de Carnaval, pois a homenageada adora frevo e maracatu. Primeiro tivemos a apresentação do Maracatu Yalú, composta por cerca de 40 batuqueiros e sob a batuta do Mestre Walter. O maracatu é excelente e começou tocando Morena Tropicana, de Alceu Valença. Depois o Mestre Walter cedeu o comando para Brian Cohn, e na sequencia para Paloma Gonzalez, reger os batuqueiros. Adorei as evoluções do Yalú e dos rufar dos tambores.

Jaime Beserman e Patricia (Foto: Fernando Machado)

O cônsul geral da Argentina, Jaime Beserman, segurou o estandarte do Bloco Curta Pernambuco, da ExclusivaBr, e foi um  sucesso. E como acontece no Carnaval, o Yalú seguiu pela Rua Barão Rodrigues Mendes, Rua dos Judeus (que lindo aqueles casarios acho que do século 19), depois pela Rua Domingos Martins, Avenida Rio Branco e novamente a Rua da Guia. Os amigos de Paloma e Brian alguns turistas, seguiram atrás. E todos seguidores do Bloco Curta Pernambuco seguiram a risca, a letra Bom demais.

John Barrett, Paloma e Andrew Sellhorn (Foto: Fernando Machado)

“Eu tenho mais que tá nessa / Fazendo mesura na ponta do pé / Quando o frevo começa / Ninguém me segura / Vem ver como é / O frevo madruga / Lá em São José / Depois em Olinda / Na Praça do Jacaré / Bom demais, bom demais / Bom demais, bom demais / Menina vem depressa / Que esse frevo é bom demais / Bom demais, bom demais / Bom demais, bom demais / Menina vamos nessa / Que esse frevo é bom demais”.

Katrina Emery, Paloma, Andrew e Patricia Sellhorn com Matt Davis (Foto: Fernando Machado)

Paloma dançou muito com o ritmo do maracatu e Brian fez um esforço danado, mas foi aprovado. Na seqüência entra a Orquestra do Babá e ai o bichou pegou. Todos caíram no frevo rasgado. Parodiando o Bloco da Vitória de Nelson Ferreira, a turma poderia ter cantando O Bloco da Despedida está na rua / Desde que a chuva parou / Venha minha gente, para o nosso cordão / Que a hora da despedida chegou.

Rafael e Anna King, Bruno Marinho, Paloma e Danniel Marinho (Foto: Fernando Machado)

Quando Babá tocou Madeira que Cupim Não Rói de Capiba, a turma entrou em frisson. E um coral de, mas 50 vozes cantavam: “E se aqui estamos, cantando esta canção / Viemos defender a nossa tradição / E dizer bem alto que a injustiça dói / Nós somos madeira que cupim não rói”. Tudo terminou coma ciranda, onde o cônsul geral dos Estados Unidos, John Barrett, que já conquistou não somente seu staff do Consulado, como todos com quem conversei.

Patrícia Correia e Roberto Oliveira (Foto: Fernando Machado)

O dinamismo e a simpatia de Paloma Gonzalez conquistou muitos recifenses. Ainda por cima fez um excelente trabalho na representação diplomática norte-americana no Nordeste. Tenho certeza que ela vai cantarolar hoje quando subir na aeronave rumo ao Tio Sam. “Quem tem saudade / não está sozinha, / Tem o carinho da recordação. / Por isso quando estou mais isolada / estou bem acompanhada / com você no coração. / Você existe como anjo de bondade e me acompanha neste frevo da saudade”.

Mauro Barros, Andréa Perilo e Allan Machado (Foto: Fernando Machado)

Visse bichinha quero revê-la na terra do frevo e do maracatu cantando, essa musica que Luiz Bandeira compôs: “Voltei, Recife / Foi a saudade / Que me trouxe pelo braço / Quero ver novamente “Vassoura” / Na rua abafando / Tomar umas e outras / E cair no passo / Quero sentir / A embriaguez do frevo / Que entra na cabeça / Depois toma o corpo / E acaba no pé”.

Angelo Abreu e Lima à côté Patricia Menge (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !