Fernando Machado

Padre Cosmo: O Bom Pastor

d-altar-plateia

Padre Cosmo diante da assembléia (Foto: Fernando Machado)

d-diacano-heleno-nilson-jose-araujo-veronica-bensil-cleyvson-madruga-moreira

Heleno Braine, Nilson Araujo, Veronica Bentinho e Cleyvson Moreira (Foto: Fernando Machado)

No século XVIII a comunidade de Afogados tinha uma capela, lá pelo ano de 1785, a capela foi transformada na igreja de Nossa Senhora da Paz e no dia 6 de maio de 1873, virou paróquia de Nossa Senhora da Paz e seu primeiro vigário doi o padre Cristovão de Holanda Cavalcanti. A igreja somente ficou concluída em 1787. De sua construção original, no estilo neo-classico, restou apenas a fachada, pois no dia 3 de junho de 1963 o templo desmoronou.

d-cosmo-tatiana

Padre Cosmo no altar e Tatiana Marques diante de Nossa Senhora da Paz (Foto: Fernando Machado)

Pois bem foi nessa matriz com mais de 200 anos, que aconteceu a Missa de Ação de Graças do seu pároco, Padre Cosmo Francisco do Nascimento, que assumiu a paroquia no dia 7 de outubro de 2013, comemorou seus 18 anos de Ordenação, que aconteceu na Sé de Olinda, cuja cerimonia foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho.

d-ana-paula-rodrigues

Ana Paula Rodrigues estava bem fashion (Foto: Fernando Machado)

Padre Cosmo é daqueles sacerdotes que não tem medo dos fiéis, terminada uma missa ele fica no altar recebendo todos que lhes procuram. Eu até repetiria o que o Papa Francisco sempre pede, vamos rezar pelo Padre Cosmo, pois são padres como este que está em extinção. Padre Cosmo que é uma pessoa muito querida, por ser  humilde e simples, precisa de muita reza.

d-auzineide-de-frança

Neide de França (Foto: Fernando Machado)

Apesar de não ter o sistema da Folha de São Paulo, para medir o numero de pessoas num evento,  arrisco em torno de mil, porque até nos arredores do altar tinha fieis sentados no chão. Não foi preciso decoração pois o espetáculo ficou por conta dos seus seguidores  de todas as comunidades onde atuou. Ele entrou em procissão usando uma casula branca com a imagem de São José sob os aplausos da assembleia.

d-gabriel-talita-maria-de-lourdes-gerson-moreira

Maria de Lourdes e Gerson Moreira com os filhos Gabriel e Talita (Foto: Fernando Machado)

O ministério musical foi com o Coral Regina Pacis, de 14 vozes, regido pelo maestro João Batista de Melo. A comentarista foi Verônica Bentinho. A primeira leitura foi lida por Nilson José Araújo, o Salmo foi cantado por João Batista de Melo, e a segunda leitura foi preferida por Cleyson Madruga Moreira, o diácono Heleno Brainer e a homilia coube ao Padre Cosmo Francisco do Nascimento.

d-jose-francisco-cosmo-damião

José Francisco do Nascimento com os filhos gêmeos Cosmo e Damião (Foto: Fernando Machado)

Somente quem tem intimidade com os céus poderia poderia falar como Padre Cosmo. Lembrou que certa vez, uma criança puxou a sua batina de disse: “O senhor é padre, não tenha medo”. Em outra ocasião uma senhora frisou:”Padre não vou para Missa porque é sempre a mesma coisa”. Então ele resoondeu: “Irmã, a senhora é casada, não é e sempre diz que ama seu marido, não é?”. E ela confirmou e então ele completou: “É não é a mesma coisa”. Para bom entendedor meia palavra basta.

d-jonas -viana-rafaella-caroline2

Jonas Viana à côté Rafaela Caroline (Foto: Fernando Machado)

Após a Santa Missa tivemos várias homenagens das comunidades onde Padre Cosmo passou. A primeira foi a de Santa Terezinha de Bonança, na sequencia a de Nossa Senhora dos Remédios, a de São Lourenço, a de Nossa Senhora dos Rosário em Prazeres, e finalmente a de Nossa Senhora da Paz, de Largo da Paz, que soltou uma pompinha branca que sobrevoo pela igreja, numa coreografia de fazer inveja a Rudolf Nureyev.

d-joão-batista-de-melo

O maestro João Batista diante da imagem de São José (Foto: Fernando Machado)

E tendo como fundo musical “Eu era pequeno, nem me lembro / Só lembro que à noite, ao pé da cama / Juntava as mãozinhas e rezava apressado / Mas rezava como alguém que ama / Nas Ave – Marias que eu rezava / Eu sempre engolia umas palavras / E muito cansado acabava dormindo / Mas dormia como quem amava / Ave – Maria, Mãe de Jesus / O tempo passa, não volta mais / Tenho saudade daquele tempo / Que eu te chamava de minha mãe / Ave – Maria, Mãe de Jesus”, os fieis foram deixando a Igreja.

d-bolo-mensagem

Este Bolo de 100 quilos foi grifado por Kátia (Foto: Fernando Machado)

Enquanto alguns foram para suas casas, outros em procissão seguiram para o salão paroquial para os tradicionais parabéns para você para o Padre Cosmo, que cortou dois bolos (Um de 60 quilos e outro de 100 quilos). E assim se passou a noite com os olhos se enchendo de lágrimas e a cabeça repleta de fé, esperança e caridade. Balanço da noite: Padre Cosmo Francisco do Nascimento é mesmo o bom pastor.

d-marcio-aquino-padre-cosmo-adeildo-pereira-lins

Marcio Aquino, Padre Cosmo, vereador Adeildo Lins, Maria de Lourdes Moreira e José Francisco do Nascimento Filho (Foto: Fernando Machado)

d-bolo-são-jose

O bolo de 60 quilos by Katia com a imagem de São José (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !