Fernando Machado

Os 80 anos do Barão

O comerciante e cantor, Luís Amaro da Silva, conhecido como Barão, comemorou seus 80 anos, sábado, reunindo a família e os amigos, no restaurante Kibe Lanches, no Pina. Atualmente com bisnetos, o Barão é referenciado como o precursor de espaços destinados ao público GLTB do Recife. O local fundado na década de 70 servia comida árabe, porém, terminou se rendendo à comida regional.

b-barão-ranna-godoy-valdi-coutinho-zilton

Barão, Ranna Godoy e Valdi Coutinho lembrando os velhos tempos (Foto: Zilton Antunes) 

À noite o Kibe oferecia aos notívagos show com humoristas, boys e transformistas, de forte apelo homoerótico, em um pequeno salão por trás do restaurante, denominado Recanto dos Artistas. Essa novidade correu à cidade, passando a ser, na época, o point da sociedade alternativa, numa confraria de intelectuais, atores, bibas e michês.

b-teatro-zilton

Neste minúsculo teatro muitos gays ganhavam ou perdiam a noite (Foto: Zilton Antunes)

Porém, com a instalação do Polo Pina, um centro cultural mantido pela Prefeitura, a população circulante do bairro mudou e o tal Recanto dos Artistas fechou. O que é realmente uma pena. Barão retome o Recanto a final de contas é na comunidade gay onde está o tutu. Recordo-me que a turma alegre adorava ver os cafuçus no palco e principalmente fora dele.  Ui, ui, ui…

 

Gostou ?
Compartilhe !