Fernando Machado

Olinda recebe gastronomia uruguaia

Tânia e André Carneiro Leão e o filho, o cônsul do Uruguai, Rodrigo, moram num palacete em Olinda datada de 1875 e foi projetada pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, o mesmo que ergueu o Teatro de Santa Isabel. O palacete no estilo colonial é rodeado por uma centenária aroeira, por mangueiras, oliveiras roxas, goiabeiras e figueiras.

Rodrigo Carneiro Leão, sua mãe Tânia com o diplomata Nicolas Zuñica (Foto: Fernando Machado)

Carlos Pena Neto e Amalia Colares (Foto: Fernando Machado)

No seu interior outro esplendor. Nas paredes santos barrocos, cuzquenhos, Lula Cardoso Ayres, Zé Claudio, Farnese de Andrade, gravuras de Franz Post e quadros da própria dona da casa. Na sala de visitas cadeiras Dom José, sofá Beranger. Sem dúvida um cenário perfeito para os filmes temáticos. Por este palacete passaram Maria José de Savoia (Rainha da Itália), Isabel de Orleans e Bragança (Condessa de Paris).

Diego Diegues, Tania Carneiro Leão e Tinane Almeida (Foto: Fernando Machado)

Gustavo Sotto e Denise Moraes (Foto: Fernando Machado)

Ainda Jorge Amado, Capiba, Zé Keti, para citar apenas estes nomes. Essa Olinda agora somente na memória. Pois bem foi nesse cenário espetacular que os Carneiro Leão ofereceram jantar em torno de um grupo de proprietários de 10 vinícolas uruguaias, do diplomata Nicolas Zuñiga e do representante das Linhas Aéreas Gol, Diego Diegues. Os vinicultores vieram a convite da Gol para divulgar ainda mais os vôos da companhia aérea para Montevidéu.

Juan Lopez, Sebastian Gonzatto, Rodrigo Carneiro Leão, Fabian Houyeije e Adolfo Gardiol (Foto: Fernando Machado)

Luciana e Carlos Frederico de Melo (Foto: Fernando Machado)

Os vôos são realizados em boeings 737-800, que saem do Aeroporto Internacional dos Guararapes às sextas-feiras, à noite, chegam pela manhã, duração de cerca de 4 horas, ao Aeroporto de Carrasco, na capital uruguaia. Os vôos estão saindo de Montevidéu sempre lotados, mas retornam do Recife com metade da ocupação. E para reverter esse quadro, temos no Convento São Francisco, em Olinda uma noite de degustação de vinhos uruguaios.

Martin Lopez, Leonardo Montes, Analia Lazzameo, Rodrigo Carneiro Leão e Carlos Pizzorno (Foto: Fernando Machado)

Sebastian Gonzatto, Diego Perez, Agostina Delucca, Alejandro Etcheverry e Fabian Houyeije (Foto: Fernando Machado)

No coquetel grifado pelo chef Gustavo Sotto, tivemos empanadas uruguaias, com recheio de bacalhau, vegana, carne e frango. O cardápio do jantar matambre (frango desossado com recheio de bacon, queijo, adobo, ovo e cenoura), chimichuri e choripan. O toque brasileiro foi uma torta de cebola. Tudo isso regado aos vinhos das vinícolas Juvanico, Pizzono, Dewcca, Artesana, Montes Toscanini, Antigua Bodega, Castillo Viejo, Gimenea Mendeão, Pisano e Garzón.

Carlos Frederico de Melo e Sérgio Carneiro Leão antes de cortar o bolo (Foto: Fernando Machado)

Martin Lopez, Sergio Carneiro Leão, Diego Diegues e Rodrigo Carneiro Leão (Foto: Fernando Machado)

Tivemos ainda os tradicionais parabéns para vocês, corte de bolo by Tânia Carneiro Leão, por conta dos aniversários de Carlos Frederico de Melo e Sergio Carneiro Leão. Os homenageados foram Juan Lopez, Sebastian Gonzatto, Fabian Houyeije, Adolfo Gardiol, Martin Lopez, Leonardo Montes, Carlos Pizzorno, Diego Perez, Alejandro Etcheverry, Carlos Pizzorno, Agostina Dellucca e Analia Lazzameo.

Gostou ?
Compartilhe !