Fernando Machado

O virtuoso Waldemar de Almeida

Recife hospedou por duas semanas um dos maiores violoncelistas do mundo. Estamos nos referindo a Waldemar de Almeida Junior, que nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, no dia 7 de setembro de 1939. Seu pai, Waldemar foi um grande pianista e seu irmão, Cussy um virtuoso como compositor, violinista e regente. Com uma raiz desta, claro que Wally como é conhecido nos Estados Unidos, não poderia ser diferente. Em 1950 seus pais, trocaram Natal pelo Recife, onde estudou no Conservatório Pernambucano de música. Daqui ele seguiu para Genebra onde se aperfeiçoou por quatro anos.

waldemar-de-almeida3

O cellista Waldemar de Almeida Junior solista da Suisse Romande Oschestre (Fotos: Divulgação)

Foi spalla da Suisse Romande Orchestre de Genebra. Depois a convite do famoso violoncelista potiguar Aldo Parisot , professor da Universidade de Yale, foi estudar na Universidade Yale, em Connecticult, nos Estados Unidos. Com outra bolsa seguiu para Vermont (USA), onde conheceu a violoncelista Ann Martin, da Califórnia que estudava por lá e se casou com ela. Tem três filhos Victor (violista), Paulo André (advogado) e Natalie (Curadora de museu). Foi solista da Filarmônica de Berlim, da Sidney Opera House e da Opera de San Francisco.

w-fernando-ana-corintha-mcmahn-waldemar-de-almeida

Este cronista ao lado de Ana Corintha de Almeida McMahan e Waldemar de Almeida Junior (Foto: Cortesia)

Escrever sobre performance musical. Subiu ao palco, entre outros, do Carnigie Hall de Nova Iorque, do Scala de Milão, no Victoria Hall de Genebra, Symphony Hall de Tóquio, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e o de São Paulo, e claro no nosso Santa Isabel. Atualmente atua na Pacific Symphony Orchestra de Los Angeles e na Universal, onde já fez trilhas sonoras para os filmes Guerra nas Estrelas e James Bond. Foi regido pelos maestros Eleazar Carvalho, Ernest Ansermet e Herbert Von Karayan, etc.

Gostou ?
Compartilhe !