Fernando Machado

O restauro do Seminário vai começar 

Hoje, às 15h, terá início a obra de restauro do piso e do forro da igreja de Nossa Senhora da Graça, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça (Seminário Maior), da Arquidiocese de Olinda e Recife. Na ocasião, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, vai assinar o contrato da obra de reforma, que inclui recursos oriundos da Lei Rouanet no valor de R$ 1,5 milhão. A cerimônia de assinatura do contrato de restauro acontecerá nas dependências do Seminário de Olinda.

Igreja de Nossa Senhora da Graça como era antigamente (Frans Post)

O valor contempla o restauro da parte emergencial do piso e forro (térreo e primeiro andar) da capela e de parte da bedelagem do Seminário. O Seminário Nossa Senhora da Graça encontra-se interditado desde 2015, devido à necessidade de obras de restauro. Por questão de segurança, as atividades do Seminário Maior foram transferidas para o Centro Pastoral Arquidiocesano, na Várzea.

A Igreja de Nossa Senhora da Graça em Olinda (Foto: Divulgação)

O período da reforma é estimado em um prazo de 12 meses. A igreja de Nossa Senhora da Graça é uma das dez igrejas mais antigas do Brasil e foi construída em 1551, por Duarte Coelho, no período das Capitanias Hereditárias. A Gestora de Projetos de Restauro e integrante da Comissão de Restauro da Arquidiocese, Tema Liége Souza Lôbo, informa que a Arquidiocese vai acompanhar a obra, com o apoio da Superintendência do Iphan/PE.

A gestora do restauro Telma Liege (Foto: Divulgação)

Gostou ?
Compartilhe !