Fernando Machado

O primeiro shopping center do Brasil

Há 115 anos, (7 de setembro de 1899) o empreendedor cearense Delmiro Gouveia inaugurava o Mercado Coelho Cintra, que a partir de 1924, foi reformado e virou o quartel da Policia Militar de Pernambuco. Uma informação empresarial: Para muitos foi a versão pioneira de um shopping center no Brasil. Delmiro Augusto da Cruz Gouveia nasceu em 5 de Junho de 1863 em Ipu, no Ceará. Depois de perder os pais, em 1877, veio tentar a vida no Recife. Foi tipógrafo, mascate e despachante de barcaças no Cais de Ramos. Depois descobriu sua vocação de empresário e ingressou no negócio de peles de bode, carneiro e cabra, criando, em 1896, a Delmiro & Cia.

delmiro

Delmiro Gouveia se atualizando com as notícias (Foto: Divulgação)

Apesar de jovem empresário os jornais o batizaram de o Rei das Peles, tornando-se o único exportador de couros do Nordeste para os Estados Unidos. Vivia numa vida de fausto: sua residência, a Vila Anunciada (em homenagem à primeira esposa). Lá o grand monde recifense participava das grandes festas e saraus. Delmiro ditou moda com os colarinhos à Delmiro Gouveia, adorava se vestir de roupas brancas e usar perfumes importados. A fama de negociante próspero logo foi acompanhada pela de galanteador pois enviava rosas e bilhetinhos apaixonados às amantes.

conlheiro

Conselheiro Rosa e Silva e o governador Sigismundo Gonçalves (Foto: Arquivo)

Tinha pouca instrução, mesmo assim foi presidente da Associação Comercial de Pernambuco. Delmiro depois de conhecer a Exposição Universal de Chicago, em 1893, voltou com a cabeça cheia de ideias. Trouxe da Terra de Tio Sam a inspiração da criação do Derby, um mercado com 129 metros de comprimento por 28 de largura, 18 portões, 112 janelas e venezianas, e um restaurante. Funcionavam no Derby 264 lojinhas, todos com balcões de mármore, onde se vendiam de tudo.

d-delmiro-gouveia-e-a-primeira-esposa-anunciada-candida

Delmiro Gouveia e sua esposa Anunciada (Foto: Arquivo)

O prefeito do Recife, José Coelho Cintra (1843-1939), outro homem de visão, estava no seu último ano, apostou tudo no empreendimento de Delmiro Gouveia dando isenção de impostos e de outros favores. Por conta disso o local foi batizado com seu nome. No dia 2 de Janeiro de 1900, soldados da Brigada de Pernambuco incendiaram o Mercado Coelho Cintra. Dizem que o autor do crime foi o senador Francisco Rosa e Silva (1857-1929), e então vice-presidente da República, amigo e aliado do governador Segismundo Gonçalves (1845-1915). Delmiro, foi preso, acusado de ter ordenado o fogaréu para receber o seguro.

d-coelho-cintra

Prefeito Coelho Cintra (Foto: Arquivo)

Conseguiu ser inocentado, mas uma crise conjugal, o levou até a Europa, onde ficou um ano longe dos negócios, que estavam em declínio. Quando retornou ao Brasil, estava falido. Para se vingar resolveu raptar a menor Carmela Eulália do Amaral Gusmão, por quem se apaixonara. A Lolita era filha do governador de Pernambuco, Segismundo Gonçalves (1845-1915). Fugiu para Alagoas e montou uma hidrelétrica, na região de Paulo Afonso, para fornecer energia ao Recife, todavia o governador Dantas Barreto (1850-1931) negou a concessão e a obra ficou restrita às suas terras. Ele conseguiu modificar a paisagem do sertão alagoano. A vila de 10 casas pulou para 250 habitações. Seus cinco automóveis os primeiros a rodarem pela região deram um susto aos camponeses.

d-delmiro-gouveia

Delmiro Gouveia sempre vestindo branco (Foto: Arquivo)

Delmiro Gouveia era um verdadeiro ditador, ou melhor imperador. Apesar de temido era sedutor. Era um homem muito elegante e bonito. No sertão Delmiro criou uma usina hidrelétrica Angiquinho, encravada na região do Rio São Francisco. No sertão, manejava com habilidade o chicote e sabia fazer-se respeitar. Por conta deste requesito era chamado de coronel Delmiro Gouveia, ou coronel dos coronéis. Com a energia, impulsionou a Companhia Agro-Fabril Mercantil, conhecida como Fábrica da Pedra — a primeira a produzir linhas de coser no país. No dia 17 de Outubro de 1917 foi assassinado com três tiros por ordem dos coronéis da região.

d-mercado-coelho-cintra-do-derby1

Mercado Coelho Cintra no Derby (Foto: Arquivo

Gostou ?
Compartilhe !