Fernando Machado

O Memorial Nacional do 11 de Setembro

Depois de enfrentar uma maratona para conseguir visitor pass e uma fila enorme, e bote enorme nisso, para entrar no Memorial Nacional do 11 de Setembro, onde existiu até o ano de 2001 o The World Trade Center, o relogio indicava 15 horas. Era exatamente horário que me concentro recitar o Terço da Misericórdia. Sem o rosário, pois não estava no programa àquela visita, transformei meus dedos em contas.

memorial-3
Olhem os detalhes de uma das piscinas (Foto: Fernando Machado)

E comecei: “Jesus, eu confio em Vós / Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade do Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e os do mundo inteiro.” Diante das duas piscinas erguidas no local duas torres, fiquei ligeiramente emocionado. Do meu lado surgiu um padre. Gostaria de ter perguntado seu nome mas preferi completar o Terço: “Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.”

memorial-2
Os nomes dos heróis do 11 de Setembro na borda das piscinas (Foto: Fernando Machado)

Rezei para os 2.983 homens, mulheres e crianças que morreram nos ataques terroristas islâmicos. O monumento funciona de maneira provisória enquanto continua a construção nos arredores do World Trade Center. Lembrar e honrar os milhares de inocentes mortos nos ataques terroristas de 26 de fevereiro de 1993 e de 11 de setembro de 2001 é um ato de piedade cristã.

memorial1
Mais nomes que a história guardou (Foto: Fernando Machado)

O Memorial foi inaugurado ano passado é formado por duas piscinas. São cascatas de 9 metros que nos remete como se fossem fortes lágrimas dos amigos, dos parentes e dos desconhecidos. Ele foi projetado pelo arquiteto Michael Arad e pelo paisagista Peter Walker. Quando o complexo, leia-se Daniel Libeskind, estiver concluído, a praça ao seu redor incluirá cerca de 400 carvalhos brancos.

memorial
Uma das sete torres que serão erguidas no local (Foto: Fernando Machado)
Os nomes das vitimas – a mais velha tinha 85 anos e a mais nova dois anos – estão inscritos em parapeitos de bronze ao redor das piscinas. Sem dúvida aquele será um santuário sagrado não somente para os norte-americanos como os do mundo inteiro. “Pela sua dolorosa Paixão, tende piedade de nós e o do mundo inteiro.”

Gostou ?
Compartilhe !