Fernando Machado

O glamour está de volta

Ontem, à noite, quem foi para a cerimônia de reabertura do Museu do Estado, ou melhor do Palacete Estácio Coimbra, nas Graças, se rendeu à beleza do espaço datado do século XIX. Foi um passeio pela arquitetura aristocrática pernambucana. Sem dúvida uma daquelas noites mágicas que somente quem tem intimidade com o glamour pôde avaliar o signifcado do que era o Recife naquela época.

m-ricardo-brennand-renata-eduardo-campos
Ricardo Brennand, Renata e Eduardo Campos (Fotos: Fernando Machado)

No terreo do palacete estão a Sala Roque de Brito Alves com um acervo de porcelanas raras doado pelo notável jurista e também uma mostra de gravuras intitulada O Recife de Joaquim Nabuco. É tanta beleza junta que ao sairmos queremos continuar viajando no túnel do tempo. Naquele palacete que pertenceu a Augusto Frederico de Oliveira, filho do Barão de Beberibe, a gente ver a historia passando diante dos nossos olhos.

m-lourdes-graca-brennand-tinani-almeida
Lourdes Brennand ao lado de sua mãe, Dona Graça e da amiga Tinane Almeida

Antes de subirmos para o primeiro andar, onde estava o prato de resistencia do encontro, aconteceu a solenidade de reabertura do Palacete. O cerimonial foi comandado por Glauber Vieira. Falaram na ocasião a diretora do Museu Margot Monteiro e o governador Eduardo Campos. A placa foi descerrada por Eduardo Campos, Ricardo Brennand, Margot e José Múcio Monteiro.

m-margot-jose-mucio-monteiro-marina-monteiro-leal
Margot, José Múcio Monteiro e a filha Marina

Ainda tivemos o lançamento do selo comemorativo dos 80 anos do Museu do Estado, feito pelo diretor regional do Correios Pedro Luiz Mota Soares. Então a partir desse momento outra parte da nossa história é contada pelo mobiliário antigo, pela sala de estar com um recanto de música, onde aconteciam os saraus da belle époque. A Sala Graça Maria e Ricardo Brennand está esplendorosa e cheia de pompa e circunstância. Ela nos remete aos filmes hollywoodianos, como E o Vento Levou…

m-marta-freire
Marta Freire, née Brito Alves, na Sala de Estar

Nessa sala estão a coleção de porcelanas brasonadas e os santuários. Do teto caem sobre nossas cabeças um lustre de cristal Bacarat e duas liras também de Bacarat. Sobre a enorme mesa repousam donzelas de cristal, castiçais e candelabros de prata do século XIX. Esse cenário mostra como o high society daquele século era repleto de glamour. Temos que parabenizar Margot Monteiro pelo restauro do Palacete Estácio Coimbra, que governou Pernambuco entre 6 de setembro e 13 de dezembro de 1911.

Gostou ?
Compartilhe !