Fernando Machado

O arraiá de Misa, foi bom demais!

Apesar do toró que caiu sexta-feira, Misa Lilioso ao lado da irmã, Waldecira Lucena, armou seu arraial para comemorar o São João, na sua casa da Encruzilhada. A fogueira foi armada nos arredores da Praça Dom Miguel Valverde, prontinha para quando São Pedro deixasse ela fosse acessa. Os jardins da casa estavam decorados com balões, bandeirolas, e banners de Santo Antônio, São João e São Pedro, além bonecas de pano. Numa mesa estavam às imagens dos três santos do ciclo junino.

Misa Lilioso e sua sandália muito elogiada (Foto: Fernando Machado)

Enquanto os amigos Fábio Leonardo de Lima, Paulo Melo, Celia Campos, Fátima Souza, Maria José e Silva, Rachel Suassuna e Walmira Carvalho, aguardavam o momento da solenidade à fogueira, comiam canjica, pamonha, bolos (tapioca, pé-de-moleque, macaxeira e milho verde cozido. Do som se ouvia “Capelinha de Melão é de São João / É de Cravo é de Rosa é de Manjericão / São João está dormindo / Não acorda não! / Acordai, acordai, acordai, João!”

Rachel Suassuna, Fábio Leonardo de Lima e Walmira Carvalho (Foto: Fernando Machado)

E então Misa vestida à caráter começou a cantar: “Chove chuva, / chove sem parar, / chove chuva, chove sem parar / Pois eu vou fazer uma prece pra Deus nosso senhor, / Pra chuva parar de molhar o meu divino amor / Que é muito lindo, é mais que o infinito, é puro e belo inocente como a flor/ Por favor chuva ruim, não molhe mais o meu amor assim”. O amor que se referia era sua fogueira. E não que São Pedro ouviu a prece.

Célia Campos, Misa e Fátima Souza (Foto: Fernando Machado)

Então todos sairam do terraço e foram para junto da fogueira que Paulo Melo tinha conseguido acende-la. Misa, Fábio, Maria José e Paulo saudaram os tres santos e depois todos cantaram o refrão: “Viva João Batista, / Viva o precussor, / porque João Batista, /anunciava o Salvador”. Todavia a chuva teimava em não parar todos voltaram para o interiror da residencia para os comes e bebes. Rachel Suassuna trouxe um galeto assado e Célia Campos um bolo de rolo quadrado, que estavam uma delicia.

Maria José e Silva, Paulo Melo e Misa Lilioso (Foto: Fernando Machado)

Enquanto o papo rolava a gente ouvia: “A fogueira ta queimando / Em homenagem a São João / O forró já começou / Vamos gente, rapa-pé nesse salão / Dança Joaquim com Zabé / Luiz com Yaiá / Dança Janjão com Raque / E eu com Sinhá / Traz a cachaça Mane! / Que eu quero ver / Quero ver paia avuar”. Não esquecer ainda “Minha morena, venha pra cá / Pra dançar xote, se deita em meu cangote / E pode cochilar / Vem ca, cintura fina, cintura de pilão / Cintura de menina, vem ca meu coração”

Gostou ?
Compartilhe !